Colégio Franciscano Pio XII organiza atividades em contato com a natureza para a Semana Mundial do Brincar

De 22 a 26 de maio, o Colégio Franciscano Pio XII, instituição de educação localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, participa da Semana Mundial do Brincar (SMB), uma ação idealizada pela ONG Aliança pela Infância, que já faz parte do calendário escolar do Pio XII há anos.

Com base no tema de 2023 da SMB, A Natureza no Brincar, o Pio XII organizou uma programação com propostas que envolvem manipulação de elementos da natureza e vivências em diferentes espaços do colégio para alunos da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com Bárbara Travassos Barreto, professora de Educação Física da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Franciscano Pio XII e responsável por planejar as atividades do colégio na SMB, brincar é a principal atividade da criança.

“Por meio de brincadeiras a criança aprende a se relacionar com o mundo a sua volta e são estabelecidos os vínculos, troca de saberes e as primeiras relações sociais. Além disso, aprendem e colocam em prática diversos saberes, como por exemplo, lidar com o tempo e espaço, quantidades, resolução de problemas e as diferentes linguagens”, diz Bárbara.

O Colégio Franciscano Pio XII participa desde 2016 com atividades que seguem os temas sugeridos pelo evento, que está vinculado ao Dia Internacional do Brincar, celebrado em 28 de maio. Neste ano, a Semana Mundial do Brincar acontece de 20 e 28 de maio nos quatro cantos do Brasil e em diversos países, reunindo um conjunto de ações com o objetivo de fazer um chamado coletivo para a valorização do ato de brincar.

Confira abaixo a programação diária que foi organizada para os pequenos do Colégio Franciscano Pio XII para a Semana Mundial do Brincar:

– Dia 22/05, segunda-feira: Brincadeiras intergeracionais e indígenas com elementos da natureza.
– Dia 23/05, terça-feira: Vivenciando diferentes texturas da natureza.
– Dia 24/05, quarta-feira: Cantos Brincantes.
– Dia 25/05, quinta-feira: O brincar natural.
– Dia 26/05, sexta-feira: Brincando com o ar e a terra.

Sobre o Colégio Franciscano Pio XII
Fundado em 1954 com o compromisso educacional conduzido pela filosofia franciscana, o Colégio Franciscano Pio XII trabalha há 69 anos desenvolvendo líderes como agentes de transformação positiva para o mundo, unindo conhecimento acadêmico e formação humana. Instalado em uma área de 179 mil metros quadrados com trechos de Mata Atlântica preservados, trabalha desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, com opção para o integral e semi-integral, programa bilíngue, cursos em parceria com a University of Missouri, como Middle e High School, exames Cambridge English integrados ao currículo, treinamentos esportivos, além de projetos inovadores na área de Educação, como educação socioemocional e educação financeira.