icone-de-lupa
BUSCA

A escola, seus becos e amplitude Antonio Pecci Filho (Toquinho)*

Edição Guia escolas

Será que na era da digitação, a escola deixará escapar a emoção da lousa, do giz, do apagador? Do lápis, da borracha, do caderno quadriculado, da lição de caligrafia? Da voz do mestre, do ditado, da leitura em voz alta?
Os entalhes a marcar na madeira das carteiras ruídos do coração. Os corredores das aulas, às vezes sombrios, outras ensolarados, arquivando em suas paredes desejos e dúvidas, intrigas e alegrias. Majestosas colunas a abraçar os mistérios e as euforias da infância. As lajotas do pátio, cujo desenho permanecerá na memória de passos adolescentes. O pórtico sobre arcos a levar, até a capela, sonhos de liberdade. Tudo na escola tem alma própria e atinge a epiderme dos alunos, desde o mogno da mesa do diretor até as frases deixadas nos ladrilhos dos banheiros.
A escola jamais será apenas a mímica da tela dos computadores, porque deve condensar em seus becos e amplitudes a harmoniosa assimetria do humanismo que permite o conhecimento, valoriza a ética, forma o cidadão, instiga o questionamento.
Não tornar os alunos escravos das buretas, das lâminas e dos microscópios, mas ampliar os seus horizontes nos acordes de um instrumento, na conclusão de um gol, de uma cesta de três pontos ou de um saque indefensável.
Ensinar é despertar os vários prismas da sensibilidade que transportam a criança para a auto-suficiência e para as liberdades de atitudes e de expressão.
O caminho para o conhecimento passa pela diversidade de opções. Numa escola, todos são responsáveis por essa trajetória: professores, orientadores, diretores, funcionários e os alunos ao se sentirem capazes de pensar e construir um futuro melhor.

*Toquinho é um artista exclusivo da Circuito Musical (www.circuitomusical.com)

Publicação:

Sobre o autor

Guia Escola

Categorias

Mais lidos

  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×