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Como facilitar a volta às aulas das crianças?

Edição Guia escolas

A volta às aulas é um momento de mudança na vida das crianças, seja devido à rotina escolar que começará novamente e os pequenos terão que deixar o conforto de suas casas diariamente, ou então porque é o início de um novo ciclo e alguns estarão adentrando ao ambiente escolar pela primeira vez.

Abaixo, a psicóloga Karin Kenzler, orientadora educacional do Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português/alemão) localizada em Interlagos, em São Paulo, compartilha algumas dicas para que as famílias se organizem e retomem a rotina escolar.

Traçar objetivos para o ano letivo
Pensar em metas para o ano letivo, como fazer as lições em dia, estudar com antecipação para as provas, passar direto, fazer novos amigos, é o passo inicial para a realização de qualquer projeto. A família propor se reunir e se ajudar, perguntando ao filho quais as expectativas para o ano, é vista como uma iniciativa bem saudável, algo compartilhado, pois não é só responsabilidade da criança ir bem na escola. “É uma iniciativa positiva a família se reunir para que cada membro compartilhe suas expectativas e planos para ao ano, motivando a criança a fazer o mesmo. A discussão é válida, pois aquece para o tema escola que está por vir e cria um clima favorável ao sucesso”, explica Karin.

Voltar à rotina de forma gradual
Não deixar para retornar de viagem na véspera do início das aulas, para que a criança tenha tempo de se organizar e voltar à rotina de dormir e acordar mais cedo. Para o aluno retomar a rotina do contexto escolar, a dica é voltar de uma viagem de férias dois dias antes. “Se a família programa uma viagem, antecipar o retorno em dois dias auxilia a criança a retomar o ritmo e a organizar o horário, de forma gradual. O aluno também deve tentar dormir sempre mais cedo nesses dias”, diz a psicóloga. .

Cuidar da organização do material
A compra e a organização do material também são atividades que ajudam no processo de volta às aulas, preparando o aluno psicologicamente para a retomada dos estudos. Focar na organização do material escolar, mala, lancheira e uniforme, como se estivesse se preparando para uma partida de futebol, auxilia a retomada de forma animada, além de encorajar e motivar a criança. “É como num pré-jogo, em que atletas fazem pensamento positivo e bolam sua estratégia: neste ano, vou tentar fazer lição, estudar com antecipação, dar o máximo de mim”, afirma Karin.

Fazer um planejamento das atividades
Fazer uma agenda semanal com os horários das aulas e atividades extracurriculares separando também, tempo para os estudos, lazer e esportes, e um calendário mensal para inserir as datas de provas, entrega de trabalhos, eventos e feriados. O ideal é fazer uma agenda semanal dos filhos, para que todos compartilhem o que a família vai fazer, pois a criança não tem a noção de tempo como um adulto tem. Com um planejamento semanal do dia a dia e um mensal, a família consegue se programar ao longo do ano com férias, viagens, passeios e provas. “Tudo o que programamos tem mais chances de dar certo e é possível fazer ajustes ao longo da jornada, além de todos ficarem sabendo como vai o andamento das atividades de cada um. Isso gera menos ansiedade e todos se ajudam também”, indica a orientadora educacional do Colégio Humboldt.

Cuidar do emocional das crianças e adolescentes
Conversar e checar os sentimentos da criança em relação ao ano escolar permite trabalhar eventuais ansiedades e medos, assim como balizar expectativas e buscar motivações. É preciso estar ao lado da criança e transformar o momento de ansiedade em um momento gostoso e agradável. Os pais devem questionar como a criança se sente para começar mais um ano, se está animada, motivada ou apavorada, e trabalhar suas expectativas e angústias de acordo com o estado emocional. “É importante que a família converse a respeito das emoções para que a criança esteja preparada física e psicologicamente para fazer frente às exigências escolares”, diz a psicóloga.

Recompensa e ameaças
Cobranças do tipo “se você tirar nota azul, te dou um iPhone” colocam mais expectativa na criança, podendo gerar muita ansiedade. “A motivação não deve vir por meio de recompensa, mas sim, pelo próprio benefício do aprendizado e aquisição de conhecimentos que será significativo pela vida afora e futuro sucesso profissional. Ela precisa entender que é capaz de dar conta e que a aprendizagem é um processo contínuo na vida”, complementa Karin Kenzler.

Para saber mais sobre o Colégio Humboldt, acesse https://goo.gl/dpw9h1.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

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