icone-de-lupa
BUSCA

Reportagem com Içami Tiba

Edição Guia escolas

Içami Tiba
Psiquiatra, palestrante e escritor. Autor do sucesso literário “Quem ama educa” (trinta semanas na lista dos mais vendidos, desde o seu lançamento).
Conversou com a reportagem do Guia Escolas. Preocupado, como todos nós, com a busca de uma escola ideal, dr. Içami pontuou suas idéias…
www.tiba.com.br

PAPEL DA ESCOLA
…muito se fala que os pais, atualmente, terceirizaram a Educação e a criação dos filhos. Bobagem. Filhos são para o resto da vida, para sempre. A escola interfere, mas não determina personalidade, caráter…

FORMAR UM CIDADÃO
…a escola não é só formação, é mais que capacitação. Hoje, como nunca, a escola deve preocupar-se em ajudar na construção de um cidadão. O aluno deve buscar a criticidade, a participação, o entendimento dos direitos e das obrigações: princípios básicos da cidadania. A escola tem essa obrigação, afinal, ela é o último estágio mais tolerante que a sociedade oferece ao cidadão…

PAIS E LIMITES
…os pais não podem entender a educação como punitiva. Os pais não estão presentes para punir, mas para educar. Se castigo ensinasse, todos seriam do bem. O que precisamos ter, dentro de casa, são os três “cês”: coerência, constância e conseqüência. É bom refletirmos sobre isso…

ESCOLA E LIMITES
…eu não entendo por que a escola ainda pune. E a punição que falo é a do critério equivocado, sem sentido nem objetivo. O que o aluno tiver de retornar, responder, tem a ver com o que ele fez. Um exemplo: se ele chega tarde na aula não pode entrar na classe. O que ele ganha com a punição? Esse é um modelo que privilegia o “não querer” estar na aula. Em vez desse castigo sem lógica, mostre ao jovem o que ele tem de fazer…

ESCOLA PÚBLICA
…a nossa escola pública sofre de dois problemas crônicos: a falta de recursos e o desinteresse em estudar. Muitos alunos, com poder aquisitivo razoável, desejam permanecer num estado de delinqüência, e a escola ainda não encontrou solução para isso. Mas, o mau aluno também é conseqüência dos maus professores. O professor que apenas preenche horário faz de tudo para eliminar o aluno, da escola, da sociedade por conseqüência…

ESCOLHA DA ESCOLA
…a proposta pedagógica é importante, muito importante. E as opções são muitas, condizentes com valores e formação de cada família. Mas, o pai deve consultar outros pais para confirmar se a escola cumpre o que promete. Por exemplo, se a escola mantém um professor incompetente, que não aplica as propostas, ela é perigosa…

MEU FILHO É UM ALUNO
…eu não buscaria uma escola só pela tradição, mas me preocuparia muito com a volta do meu filho para casa, todos os dias. Será que ele está sendo estimulado para a pesquisa, usando a internet ou outras alternativas? Será que está formando uma consciência social? Será que está virando um cidadão de verdade? Eu não colocaria meu filho numa escola que só se preocupa com a prova do mês…

OLHO DE PAI
…se os pais estão preocupados com os filhos, com o colégio em que eles estudam, que analisem a saída da escola. O comportamento dos outros pais, fila dupla de carros e, principalmente, com os amigos do seu filho. A convivência social do filho é com aquele pessoal, daquela escola. Criam-se tumulto, fumam, usam brincos e outros pontos que podem, ou não, ser importantes para os pais. Eu olho a proposta pedagógica, mas quero ver quem estuda lá…

Publicação:

Sobre o autor

Guia Escola

Categorias

Mais lidos

  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×