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A BNCC no Ensino Fundamental

Edição Guia escolas

As novas determinações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental, assim como para a Educação Infantil, devem ser implementadas nas escolas de todo o Brasil até o ano de 2020. Desde o início de 2019, as mudanças já começaram a aparecer nos materiais didáticos, nos Projetos Políticos Pedagógicos das instituições e na rotina escolar como um todo, com ênfase nas 10 Competências Gerais que orientam a BNCC.

De acordo com a BNCC, “tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos”.

Além de compreender as mudanças no processo de desenvolvimento da criança − como a maior autonomia nos movimentos e a afirmação de sua identidade socioemocional −, a BNCC do Ensino Fundamental propõe o estímulo ao pensamento lógico, criativo e crítico, bem como sua capacidade de perguntar, argumentar, interagir e ampliar sua compreensão do mundo.

Para que as crianças percorram os melhores caminhos, durante o Ensino Fundamental e nos ciclos subsequentes, elas precisam desenvolver as competências socioemocionais. Tais competências são construídas por meio de programas, de práticas e de políticas que melhorem a capacidade das crianças e futuros adultos de compreender e gerenciar suas emoções; definam e alcancem objetivos positivos; desenvolvam o sentimento e a prática da empatia pelos outros e promovam a tomada de decisões responsáveis.

Segundo uma extensa pesquisa desenvolvida pelo CASEL (Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning), a educação americana tem articulado metas explícitas para o incentivo da Educação Socioemocional dos alunos do Ensino Fundamental.

O desenvolvimento de políticas e diretrizes para apoiar as metas de aprendizagem nesta faixa etária naturalmente levanta uma questão sobre a existência de ferramentas de avaliação disponíveis para monitorar o progresso dos alunos.

Nos Estados Unidos, existem uma variedade de ferramentas de avaliação Socioemocional – incluindo avaliações de professores, dos alunos e suas famílias. São ferramentas que avaliam o desempenho do aluno como um todo.

Os principais especialistas recomendam que as políticas de Educação Socioemocional se voltem para:

a) Uso de Programas Socioemocionais que trabalhem valores essenciais dentro dos currículos escolares; que envolvam as salas de aula, as políticas da escola e consequentemente as famílias;

b) A inclusão de pesquisas com alunos, de forma a medir o clima escolar e as oportunidades de aprendizagem, juntamente com dados sobre taxas de inclusão e evasão escolar.

Um relatório recente do Learning Policy Institute aponta que os indicadores das habilidades socioemocionais dos alunos do Ensino Fundamental podem ser poderosas alavancas de mudança de processos de ensino e aprendizagem em sala de aula e na escola como um todo.

Este conteúdo é uma sugestão do Nuvem9Brasil, um programa de educação das habilidades socioemocionais que proporciona aos alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental das escolas particulares, públicas e ONGs a aquisição e o fortalecimento de valores humanos essenciais, como Honestidade, Cooperação, Perseverança e Gentileza. Atende mais de 500 mil alunos nos Estados Unidos, México, Colômbia, Chile, Costa Rica, República Dominicana e Porto Rico. No Brasil, está disponível em Língua Portuguesa e Inglesa. Saiba mais em www.nuvem9brasil.com.br.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

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