icone-de-lupa
BUSCA
graphein - diversidade

A diversidade em sala de aula

Edição Guia escolas

Por Equipe Graphein

Segundo o dicionário Aulete Caldas, “Diversidade” significa: 1. Qualidade ou estado do que é diverso, diferente; 2. Conjunto que apresenta qualidades, aspectos ou tipos diferentes; 3. Multiplicidade.

Trabalhar com diversidade na escola é primordial para o desenvolvimento saudável do indivíduo, pois trata-se de considerar e valorizar suas ideias e habilidades singulares. Ao ser valorizado, o sujeito se reconhece e tem segurança para posicionar-se frente às situações que a vida lhe apresenta.

O papel da escola no momento mais importante do ser humano, que são os anos de formação, é o de compreender e proporcionar os mecanismos necessários à criança e ao adolescente, para que possam entender os processos intrínsecos que ocorrem e para que tenham estrutura cognitiva, emocional, física e social a fim de lidar com todas as transformações deste período.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece competências e habilidades que todo estudante deve ser capaz de cumprir ao final da formação escolar básica. Essas competências pressupõem que os alunos devem aprender a resolver problemas e a trabalhar em equipe, entre tantos outros, direcionando a educação brasileira para a formação integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. Portanto, todo o trabalho deverá ser feito com respeito à diversidade.

Trabalhar com diversidade implica respeito, tolerância e empatia entre educadores e alunos, bem como um espaço preparado a atender as demandas, que podem abranger muitas áreas. É preciso falar sobre a história de cada criança/adolescente, sobre seus sentimentos, oferecendo oportunidades para que suas habilidades sejam trabalhadas (ou para despertar novas), sempre valorizando a “maneira de ser” do indivíduo. Visto isso, temos que este trabalho em sala de aula é fundamental.

Para saber mais sobre o Colégio Graphein, acesse http://bit.ly/2FIHdFn.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • hwr - sustentabilidade

    Tradicional, Renovada, Freiriana, Montessori, Freinet, Piaget, Rudolf Steiner, Vigotsky? Edimara de Lima*

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×