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A educação socioemocional de mãos dadas com os currículos escolares

Edição Guia escolas

Imagine uma sala de aula em que os professores tenham em suas mãos uma ferramenta de Educação Socioemocional que os apoie, dê a eles suporte e formação continuada e que, através destes educadores preparados, os alunos se inspirem e de fato se importem uns com os outros e as escolas e famílias passem a trabalhar juntas para resolver problemas desafiadores. Esse é o objetivo de um programa de aprendizagem socioemocional e já está acontecendo nas salas de aula do mundo inteiro – o desafio da Educação do Século 21.

Um Programa de Educação Socioemocional é, de fato, o que pode garantir que crianças aprendam respeito, empatia, cooperação, honestidade, gentileza e tantos outros valores essenciais. O desenvolvimento sistemático das competências socioemocionais contribui para o sucesso na escola e na vida. Pesquisas mostram que habilidades, atitudes e comportamentos socioemocionais podem ser ensinados e fomentados ao longo do dia e dentro dos currículos escolares.

A Educação Socioemocional, na sala de aula, se concretiza de várias maneiras. Ela é promovida por meio de instruções explícitas, usando um programa baseado em evidências e que também deve ser integrado ao currículo acadêmico. Não há necessidade de horários específicos dentro da “grade” curricular, tampouco professores especialistas. O tempo e a atitude da Educação Socioemocional estão relacionados com: sala de aula (total sinergia com os currículos escolares); escola (desenvolvimento de práticas e políticas escolares); famílias e comunidade (oportunidade do diálogo).

Desta forma, trabalhada de maneira orgânica, a Educação Socioemocional possibilita que a escola, o aluno e a família cumpram um círculo virtuoso e de resultados em benefício da vida como um todo.

Os Programas de Educação Socioemocional, com este olhar, garantem ambientes seguros de aprendizagem e melhoria do clima escolar.

nuvem9 - impactos

Uma extensa e multidisciplinar pesquisa (incluindo ensaios de controle randomizados, acompanhamentos longitudinais e repetições múltiplas) realizada nos Estados Unidos pela Child Development, Columbia University e o American Journal of Public Health, apontou números significativos e que se tornam referência para a educação mundial:

11% em ganhos acadêmicos – de acordo com uma meta-análise de 213 estudos que envolveram mais de 270 mil alunos, além da melhoria do comportamento dos alunos em sala de aula, também verificou-se o crescimento de suas habilidades em lidar com o stress e a depressão, bem como melhores atitudes em relação a si mesmos, com os outros e com a escola.

Benefícios individuais e sociais – um estudo publicado pelo American Journal of Public Health, em 2015, encontrou estatísticas significativas entre a Educação Socioemocional desenvolvida na Educação Básica e os resultados apresentados pelos jovens adultos mais tarde em: educação, empregabilidade, criminalidade, uso de drogas e saúde mental.

Segundo o CASEL (The Collaborative for Acvademic, Social and Emotional Learning) a Educação Socioemocional tem impactos relevantes nos seguintes aspectos: relacionamentos promovem os alicerces para aprendizagem; emoções afetam como aprendemos; Habilidades Socioemocionais podem e devem ser ensinadas e são essenciais para novos líderes e para a prevenção da saúde mental e social.

Este conteúdo é uma sugestão do Nuvem9Brasil, um programa de educação das habilidades socioemocionais que proporciona aos alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental das escolas particulares, públicas e ONGs a aquisição e o fortalecimento de valores humanos essenciais, como Honestidade, Cooperação, Perseverança e Gentileza. Atende mais de 500 mil alunos nos Estados Unidos, México, Colômbia, Chile, Costa Rica, República Dominicana e Porto Rico. No Brasil, está disponível em Língua Portuguesa e Inglesa. Saiba mais em www.nuvem9brasil.com.br.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

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