icone-de-lupa
BUSCA
socioemocionais - clima escolar

Desenvolvimento das habilidades socioemocionais (Parte 2)

Edição Guia escolas

O que é Clima Escolar?

Promover um clima escolar positivo é um aspecto importante dos esforços de melhoria da educação. Ele incentiva a colaboração entre professores e outros integrantes da escola e motiva os alunos a se comprometerem com os acontecimentos da instituição.

É mais do que uma palavra-chave: o clima de uma escola dá forma e informa experiências diárias para estudantes, educadores, administradores e visitantes. O clima escolar refere-se ao ambiente social, físico e acadêmico de uma escola. Como as pessoas se sentem? Seguras? Bem-vindas? Conectadas?

É importante que os alunos se sintam confortáveis e capazes de aprender, e os educadores, respeitados e capazes de fazer seu trabalho. Quando um aluno sabe que sua professora se preocupa – não só com o sucesso acadêmico, mas também com o bem-estar pessoal –, ganhará uma maior sensação de autoestima e confiança. Quando um educador se sente como alguém que contribui para a equipe, estará mais disposto para fazer o melhor do seu trabalho.

Os ambientes escolares variam muito. Considerando que algumas escolas são amigáveis e convidativas, em outras as pessoas podem se sentir menos acolhidas e até mesmo inseguras. Os sentimentos e as atitudes revelados pelo ambiente de uma escola são referidos como Clima Escolar.

Embora seja difícil fornecer uma definição concisa para Clima Escolar, a maioria dos pesquisadores de educação concorda que é uma construção multidimensional, de caráter físico, socioemocional e acadêmico.

A dimensão física do clima escolar inclui:

  • Aparência da arquitetura da escola e suas salas de aula;
  • Tamanho da escola e proporção de alunos para professores na sala de aula;
  • Ordem e organização das salas de aula na escola;
  • Disponibilidade de recursos;
  • Segurança e conforto.

A dimensão socioemocional abrange:

  • Qualidade das relações interpessoais entre estudantes, professores e funcionários;
  • Tratamento equitativo e justo dos alunos por professores e colaboradores;
  • Grau de competição e comparação social entre estudantes;
  • Grau em que alunos, professores e colaboradores contribuem para a tomada de decisões na escola.

Já a dimensão acadêmica inclui:

  • Qualidade de instrução;
  • Expectativas dos professores para a realização dos alunos;
  • Monitoramento do progresso dos alunos e a notificação dos resultados aos alunos e aos pais.

O clima de uma escola é a dinâmica de toda a comunidade escolar – como todos se encaixam e trabalham em conjunto. Quando uma escola é um lugar positivo para estar, as pessoas se sentem felizes para fazer o melhor e para melhorar. Todos, desde o diretor até as crianças, sabem o que se espera.

(Fonte: National School Climate Center – NSCC, liderado pelo Dr. Jonathan Cohen e Character.org – Education Advisory Council).

Este conteúdo é uma sugestão do Nuvem9Brasil, um programa de educação das habilidades socioemocionais que proporciona aos alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental das escolas particulares, públicas e ONGs a aquisição e o fortalecimento de valores humanos essenciais, como Honestidade, Cooperação, Perseverança e Gentileza. Atende mais de 500 mil alunos nos Estados Unidos, México, Colômbia, Chile, Costa Rica, República Dominicana e Porto Rico. No Brasil, está disponível em Língua Portuguesa e Inglesa. Saiba mais em www.nuvem9brasil.com.br.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • hwr - sustentabilidade

    Tradicional, Renovada, Freiriana, Montessori, Freinet, Piaget, Rudolf Steiner, Vigotsky? Edimara de Lima*

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×