icone-de-lupa
BUSCA
socioemocionais - parte 3

Desenvolvimento das habilidades socioemocionais (Parte 3)

Edição Guia escolas

Como a Educação Socioemocional contribui para a melhoria do clima escolar

Estes são tempos desafiadores para professores, colaboradores da escola e pais. As escolas são encarregadas de ajudar os alunos a dominarem o conteúdo acadêmico e se tornarem cidadãos comprometidos e eficazes, capazes de ter sucesso em um mundo cada vez mais complexo. No entanto, muitos alunos não têm habilidades sociais e emocionais que precisam para aprender e crescer, ou as possuem, mas precisam de reforço contínuo para alcançar seu potencial total.

Os educadores sabem que ensinar estudantes efetivamente é impossível quando os mesmos não conseguem se envolver corretamente no processo de aprendizagem. Há muitas razões pelas quais um aluno pode não se envolver. Alguns exemplos:

  • Se um aluno não consegue gerenciar as emoções adequadamente, é difícil para ele se concentrar em aprender;
  • Se um aluno não se relaciona com os outros, ele pode atuar de maneira não tão saudável e potencialmente prejudicial;
  • Se um aluno não consegue seguir as regras, ele pode prejudicar o funcionamento saudável de uma sala de aula e o ambiente escolar;
  • Se um aluno não consegue resolver problemas de forma cooperativa, ele pode criar conflitos na sala de aula, ou em qualquer lugar em que os alunos se encontram;
  • Se um aluno não consegue trabalhar bem com outros, isso pode criar desarmonia e prejudicar o ambiente de aprendizagem coletivo;
  • Se um aluno não for capaz de agir de forma responsável ou respeitosa, ele não pode construir os relacionamentos saudáveis necessários para o sucesso escolar e de sua própria vida.

Imagine o impacto em uma sala de aula em que apenas um aluno exiba esses tipos de comportamentos. Agora, imagine vários alunos, ou pior, a maioria da sala de aula apresentando comportamentos problemáticos. Em vez de ensinar, os professores podem gastar uma parcela significativa do dia tentando gerenciar a sala de aula. O resultado? O tempo de ensino é prejudicado, o que pode ter um impacto direto na aprendizagem dos alunos.

As habilidades socioemocionais no contexto da sala de aula
A aprendizagem socioemocional é um componente crítico da experiência educacional. Para que os alunos alcancem todo seu potencial na escola e na vida, as instituições de ensino precisam agregar as habilidades socioemocionais nos currículos acadêmicos. Ou seja, a prática acadêmica não pode se desvincular do desenvolvimento das habilidades socioemocionais, de forma a contribuir com climas escolares mais saudáveis e consequentemente melhores resultados acadêmicos.

Estudos científicos revelam o impacto positivo que o desenvolvimento das habilidades socioemocionais proporcionam no desenvolvimento dos currículos e no sucesso escolar:

  • Alunos que estudam em escolas que desenvolvem programas efetivos de educação socioemocional são mais propensos a frequentar a escola, menos propensos a ter problemas de conduta e se qualificam com melhores resultados acadêmicos;
  • Programas de educação socioemocional têm potencial efetivo de reduzir efetivamente os comportamentos de alto risco dos alunos, como o abuso de substâncias e o abandono escolar, melhorando significativamente as habilidades, atitudes e comportamentos dos alunos;
  • Os alunos envolvidos em programas de educação socioemocional se sentem mais conectados e ligados às suas escolas.

Estes são resultados gerais de programas de educação socioemocionais desenvolvidos no mundo. Importante fazer um investimento das escolas privadas, do poder público e do terceiro setor. Investir tempo e energia é fundamental na escolha de programas e projetos específicos. Quando se olha atentamente para materiais e práticas para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, as escolas desejam algo que possa ser ensinado da maneira pretendida e que os resultados declarados sejam alcançados.

(Fonte: American Journal of Public Health)

 

Este conteúdo é uma sugestão do Nuvem9Brasil, um programa de educação das habilidades socioemocionais que proporciona aos alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental das escolas particulares, públicas e ONGs a aquisição e o fortalecimento de valores humanos essenciais, como Honestidade, Cooperação, Perseverança e Gentileza. Atende mais de 500 mil alunos nos Estados Unidos, México, Colômbia, Chile, Costa Rica, República Dominicana e Porto Rico. No Brasil, está disponível em Língua Portuguesa e Inglesa. Saiba mais em www.nuvem9brasil.com.br.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • hwr - sustentabilidade

    Tradicional, Renovada, Freiriana, Montessori, Freinet, Piaget, Rudolf Steiner, Vigotsky? Edimara de Lima*

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×