icone-de-lupa
BUSCA
arqui - gestão escolar 2

Gestão nas escolas do futuro

Edição Guia escolas

Por Carlos Dorlass (Diretor Adjunto do Colégio Marista Arquidiocesano)

A gestão do século 21 considera o seguinte cenário: um mundo em constante transformação, marcado por mudanças que vão desde a invasão dos smarthphones até a adoração dos youtubers. Esse novo mundo exige que professores, coordenadores e gestores assimilem mudanças e estejam abertos às novas tecnologias e a seus impactos, algo que inclui modificações de pensamentos – ora mais rápidos, ora não lineares.

Por que escola?
A escola do futuro deve ter ações para formar cidadãos. Para tal, as práticas educacionais devem acontecer em ambientes estimulantes, motivadores e as experiências de aprendizagem precisam aplicar estratégias de qualidade elevada. Portanto, a gestão do século 21 está atenta ao desenvolvimento de habilidades nos alunos. Estamos tratando de habilidades como: criatividade, resolução de problemas, autonomia de aprendizagem, entre outros atributos.

Não importa a lista de conteúdos aprendidos, mas a capacidade do aluno de aplicar seu aprendizado – é o que chamamos de ofício de aluno. Se o estudante não aprendeu a estudar por conta própria, a construir um projeto, a montar cronogramas de estudo para conduzir o seu aprendizado depois da escola, da universidade, do mestrado, do doutorado, ele estará despreparado para o futuro.

Como se faz escola para zelar pelas futuras gerações?
O professor precisa assumir novos elementos que, anteriormente, não estavam integrados com suas funções. Ele precisa orquestrar com um ou mais colegas o processo de motivar e inspirar seus aprendizes ao aprendizado. Precisa orientar trilhas, buscar conteúdos de acordo com as necessidades de cada um, com a qualidade adequada e, assim, além de ensinar, precisa ser um administrador da infinidade de informações disponíveis na internet.

O gestor atual é o combatente da apatia
Assim como o mundo mudou, os gestores também mudaram. Ele deixou de ser apenas inspirador, para também adquirir o viés de líder. O jeito de fazer gestão nos dias atuais é diferente do modelo tradicional. O gestor precisa aprender constantemente. Ele é um profissional com muitas obrigações (advogado, médico, professor, psicólogo, administrador e, algumas vezes, de especialista em tecnologia), que deve ter uma boa percepção do que está ao seu redor, saber administrar bem os recursos de sua escola, enfrentar os problemas diários sabendo que a palavra final, a autoridade pedagógica no ambiente escolar, ainda é ele.

Um por todos
Concluindo, as principais responsabilidades do gestor, neste processo, são oferecer boa remuneração, bom ambiente de trabalho, melhorar as capacidades dos profissionais e oferecer oportunidades de crescimento. É preciso criar um ambiente de cultura de aprendizado. Parar de focar em conteúdo e trabalhar com experiências abertas. Deixar de ser o bedel da escola e estar à disposição de quem quer aprender.

Para saber mais sobre o Colégio Marista Arquidiocesano, acesse http://bit.ly/2JW2iAw.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • hwr - sustentabilidade

    Tradicional, Renovada, Freiriana, Montessori, Freinet, Piaget, Rudolf Steiner, Vigotsky? Edimara de Lima*

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×