icone-de-lupa
BUSCA
Habilidades

O que é educação socioemocional?

Edição Guia escolas



style="display:inline-block;width:300px;height:250px"
data-ad-client="ca-pub-2635587934817059"
data-ad-slot="4844354459">


Educação Socioemocional é o processo através do qual os alunos aprendem, dentro do currículo escolar, a refletir e efetivamente aplicar conhecimentos, atitudes e competências necessárias ao longo da vida escolar. Por intermédio das atividades propostas, busca-se educar os corações e inspirar mentes, materializando projetos que contribuam para as transformações destes alunos e, consequentemente, do mundo ao seu redor.

É importante ressaltar que um programa de educação socioemocional deve estar alinhado com as demandas globais e locais da educação, seguindo orientações e diretrizes baseadas em pesquisas sérias e conclusivas a respeito da abordagem a ser adotada.

O Nuvem9Brasil é um programa de educação das habilidades socioemocionais que proporciona aos alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental de escolas particulares, públicas e ONGs a aquisição e o fortalecimento de valores humanos essenciais, como Honestidade, Cooperação, Perseverança e Gentileza, entre outros. Atende mais de 500 mil alunos nos Estados Unidos, México, Colômbia, Chile, Costa Rica, República Dominicana e Porto Rico. No Brasil, está disponível em Língua Portuguesa e Inglesa.

Em conformidade com os 4 pilares da educação preconizados pela UNESCO (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser), o Nuvem9Brasil utiliza as considerações do CASEL (Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning), que tem a missão de ajudar a tornar a aprendizagem socioemocional, baseada em evidências, em uma parte integrante da educação básica, aumentando a capacidade dos alunos de integrar habilidades, atitudes e comportamentos para lidar de forma eficaz e ética com as tarefas e desafios diários.

Além disso, o Nuvem9Brasil é uma ferramenta interdisciplinar para tratar as demandas do desenvolvimento das habilidades socioemocionais de acordo com as novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), já que, a partir de 2020, todas as escolas brasileiras terão de incluir tais competências nos seus currículos.



style="display:inline-block;width:300px;height:250px"
data-ad-client="ca-pub-2635587934817059"
data-ad-slot="4652782761">


Todas as abordagens propostas pelo Nuvem9Brasil estão relacionados com as cinco competências essências, que podem ser ensinadas de várias maneiras e em várias configurações:

  1. Autoconhecimento – capacidade de reconhecer com precisão as próprias emoções, pensamentos, valores e como eles influenciam o comportamento. Assim, pode-se avaliar com precisão os pontos fortes e as limitações de uma pessoa.
  2. Autorregulação – capacidade de regular, com sucesso, as próprias emoções, os pensamentos e os comportamentos em diferentes situações, administrando com eficiência o estresse, controlando os impulsos e motivando a si mesmo. Esta é uma capacidade importante para trabalhar os objetivos pessoais e acadêmicos.
  3. Consciência social – capacidade de poder trabalhar a cooperação e empatia com os outros para lidar com as diferenças. Por intermédio desta consciência, pode-se compreender as normas sociais, éticas e os comportamentos.
  4. Habilidades de relacionamento – capacidade de estabelecer e manter relacionamentos saudáveis e gratificantes com diversos indivíduos e grupos. Promove as condições de se comunicar claramente, ouvir bem, cooperar com os outros, resistir às pressões da sociedade, negociar conflitos e procurar oferecer ajuda quando necessário.
  5. Tomada de decisão responsável – capacidade de fazer escolhas construtivas a partir do comportamento pessoal e suas interações sociais com base em padrões éticos, preocupações com segurança e normas sociais. Pode-se avaliar as consequências de várias ações e suas relações com o próprio bem-estar e dos outros.

Para saber mais sobre Educação Socioemocional e o Nuvem9Brasil, acesse www.nuvem9brasil.com.br.



style="display:inline-block;width:300px;height:250px"
data-ad-client="ca-pub-2635587934817059"
data-ad-slot="6560760808">

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×