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O que é educação socioemocional?

Edição Guia escolas

Educação Socioemocional é o processo através do qual os alunos aprendem, dentro do currículo escolar, a refletir e efetivamente aplicar conhecimentos, atitudes e competências necessárias ao longo da vida escolar. Por intermédio das atividades propostas, busca-se educar os corações e inspirar mentes, materializando projetos que contribuam para as transformações destes alunos e, consequentemente, do mundo ao seu redor.

É importante ressaltar que um programa de educação socioemocional deve estar alinhado com as demandas globais e locais da educação, seguindo orientações e diretrizes baseadas em pesquisas sérias e conclusivas a respeito da abordagem a ser adotada.

O Nuvem9Brasil é um programa de educação das habilidades socioemocionais que proporciona aos alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental de escolas particulares, públicas e ONGs a aquisição e o fortalecimento de valores humanos essenciais, como Honestidade, Cooperação, Perseverança e Gentileza, entre outros. Atende mais de 500 mil alunos nos Estados Unidos, México, Colômbia, Chile, Costa Rica, República Dominicana e Porto Rico. No Brasil, está disponível em Língua Portuguesa e Inglesa.

Em conformidade com os 4 pilares da educação preconizados pela UNESCO (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser), o Nuvem9Brasil utiliza as considerações do CASEL (Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning), que tem a missão de ajudar a tornar a aprendizagem socioemocional, baseada em evidências, em uma parte integrante da educação básica, aumentando a capacidade dos alunos de integrar habilidades, atitudes e comportamentos para lidar de forma eficaz e ética com as tarefas e desafios diários.

Além disso, o Nuvem9Brasil é uma ferramenta interdisciplinar para tratar as demandas do desenvolvimento das habilidades socioemocionais de acordo com as novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), já que, a partir de 2020, todas as escolas brasileiras terão de incluir tais competências nos seus currículos.

Todas as abordagens propostas pelo Nuvem9Brasil estão relacionados com as cinco competências essências, que podem ser ensinadas de várias maneiras e em várias configurações:

  1. Autoconhecimento – capacidade de reconhecer com precisão as próprias emoções, pensamentos, valores e como eles influenciam o comportamento. Assim, pode-se avaliar com precisão os pontos fortes e as limitações de uma pessoa.
  2. Autorregulação – capacidade de regular, com sucesso, as próprias emoções, os pensamentos e os comportamentos em diferentes situações, administrando com eficiência o estresse, controlando os impulsos e motivando a si mesmo. Esta é uma capacidade importante para trabalhar os objetivos pessoais e acadêmicos.
  3. Consciência social – capacidade de poder trabalhar a cooperação e empatia com os outros para lidar com as diferenças. Por intermédio desta consciência, pode-se compreender as normas sociais, éticas e os comportamentos.
  4. Habilidades de relacionamento – capacidade de estabelecer e manter relacionamentos saudáveis e gratificantes com diversos indivíduos e grupos. Promove as condições de se comunicar claramente, ouvir bem, cooperar com os outros, resistir às pressões da sociedade, negociar conflitos e procurar oferecer ajuda quando necessário.
  5. Tomada de decisão responsável – capacidade de fazer escolhas construtivas a partir do comportamento pessoal e suas interações sociais com base em padrões éticos, preocupações com segurança e normas sociais. Pode-se avaliar as consequências de várias ações e suas relações com o próprio bem-estar e dos outros.

Para saber mais sobre Educação Socioemocional e o Nuvem9Brasil, acesse www.nuvem9brasil.com.br.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

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