icone-de-lupa
BUSCA
fecap - história

Alunos do Colégio Fecap respondem em vídeo o que aprenderam sobre o Século 20

Edição Guia escolas

Os alunos dos 3os anos do Ensino Médio Regular e Técnico do Colégio FECAP perderam um pouco da timidez. Após estudarem importantes eventos do Século 20, como a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, Regimes Totalitários, Revolução Russa e a Crise de 1929, nas aulas de História, os estudantes tiveram que responder a seguinte pergunta, em forma de vídeo: “O que o Século 20 me ensinou?”.

Segundo o professor responsável pela atividade, Paulo Henrique Oliveira, o objetivo era que eles elaborassem suas próprias reflexões sobre esses eventos e conseguissem identificar desdobramentos nos dias atuais.

“Era objetivo também que eles produzissem pequenos textos, que orientaram as falas apresentadas nos vídeos. Com isso, eles mobilizaram o seu próprio repertório cultural, adquirido nas discussões durante as aulas, e expressaram-se na linguagem verbal, englobando as duas modalidades: escrita e oralidade”, disse Oliveira.

O resultado foi a produção de pequenos vídeos com respostas próprias, alguns individuais e outros em grupo. As respostas deveriam ser gravadas em formato de vídeo, com a duração máxima de três minutos. Os alunos tiveram a liberdade de escolher se queriam fazer a atividade em grupo ou individualmente. As respostas deveriam ser reflexões sobre os temas, relacionando seus desdobramentos com a sociedade contemporânea. Eles também podiam fazer edição, intercalar as falas dos integrantes, acrescentar efeitos sonos e visuais.

“Neste período de aulas remotas, em decorrência da pandemia, os alunos estão mais introvertidos durante as aulas. Por estarem em suas casas, em um ambiente pessoal, eles estão tímidos para abrirem suas câmeras e se expressarem oralmente, como ocorria nas aulas presenciais. Assim, pensei em juntar uma atividade ligada ao conteúdo que estávamos estudando com a tentativa de fazê-los se expressarem”, comenta o professor.

Segundo Oliveira, as turmas gostaram da proposta apresentada e informaram que o formato dessa atividade era dinâmico e significativo para eles, pois não tinham apenas que responder questões sobre os temas estudados: tiveram a liberdade de expressar o que aprenderam de maneira mais criativa.

Para saber mais sobre o Colégio Fecap, acesse http://bit.ly/2P8hw4y.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×