Alunos do Colégio Marista Glória criam audiolivro sobre folclore para pessoas com deficiência visual
Edição Guia escolas
Alunos do Infantil 5 do Colégio Marista Glória, localizado na Zona Central de São Paulo (SP), criaram um audiolivro com o objetivo de destiná-lo para crianças com deficiência visual (cegas e de baixa visão). O texto, escrito por alunos de 5 anos de idade, trata sobre uma aventura com algumas das lendas do folclore brasileiro.
A docente Catarina Manoela Ferreti Bueno, responsável pelo projeto, explica que esse modelo leva o conhecimento para os deficientes visuais, pois a leitura “pelos olhos” deixa de ser exigida para a absorção da informação.
“O conteúdo propõe uma versão próxima da leitura das palavras, obedecendo regras de impostação de voz e pontuação, para que o ouvinte solte a imaginação e construa os sentidos do que está sendo lido”, explica a professora.
Originalmente chamados de audiobook (em inglês), essa mídia foi criada entre as décadas de 1980 e 1990, e oferece conteúdos narrados por contadores de história profissionais que, no início, só eram encontrados em CDs e fitas cassetes. Além dos narradores, audiolivros mais “completos” contam com diversas vozes diferentes, efeitos e trilha sonora. O livro O Encontro das Lendas pode ser ouvido no link http://bit.ly/2NJB2r3.
Livro em braille em impressora 3D
Em 2019, a professora, orientando os alunos do Infantil 4, foi também a motivadora da criação de uma história transformada em um livro em braille, que foi produzido em uma impressora 3D.
Os alunos criaram, com a colaboração da Tecnologia Educacional do colégio, um livro em braille sobre um menino chamado João que vai passear no parque, encontra um cachorro com a pata quebrada e o ajuda. O material foi oferecido para a prima deficiente visual de um dos alunos da turma, que vive no estado do Sergipe (veja a matéria completa em http://bit.ly/39Q67jD).
Para saber mais sobre o Colégio Marista Glória, acesse http://bit.ly/2LAH6Qx.
Publicação: