icone-de-lupa
BUSCA
glória - braile

Alunos do Colégio Marista Glória produzem livro em braille com impressora 3D

Edição Guia escolas

Durante o desenvolvimento de um Projeto de Investigação do Colégio Marista Glória, localizado na Zona Central de São Paulo (SP), os alunos do Infantil 4 criaram uma história para ser transformada em um livro em braille, que será produzido em uma impressora 3D.

Um dos alunos da turma tem uma prima cega e percebeu que ela utilizava um sistema diferente para fazer a leitura. Por isso, trouxe a ideia para a docente Catarina Manoela Ferreti Bueno, sua auxiliar Ariel Iolanda e para seus colegas terem a oportunidade de conhecer melhor a linguagem utilizada pela prima. Os alunos produziram, com a colaboração da Tecnologia Educacional do colégio, um livro em braille sobre um menino chamado João que vai passear no parque, encontra um cachorro com a pata quebrada e o ajuda.

“Os projetos de investigação são utilizados para que as crianças sejam protagonistas de suas aprendizagens, elaborando e investigando hipóteses sobre o ambiente em que vivem. A partir das curiosidades e discussões dos estudantes, é escolhido um tema para investigação”, explica a professora Catarina.

Por meio da investigação, os alunos percebem o mundo, as relações que nele se estabelecem, e constroem conhecimentos. “Após compreenderem como é o sistema braille, eles passaram a produzir a história. Assim que o livro estiver pronto, o enviarão para a prima do colega de classe, que vive no Estado do Sergipe”, afirma a docente.

39 milhões
Estima-se que a cegueira afete 39 milhões de pessoas em todo o mundo, e que 246 milhões sofram de perda moderada ou severa da visão. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS) e constam no recente documento As Condições da Saúde Ocular no Brasil 2019, elaborado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

Apesar disso, o cálculo da entidade, baseado em índices do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de que 1.577.016 de indivíduos sejam cegos, o equivalente a 0,75% da população nacional.

O braile
Braile, ou braille, é um sistema que permite aos cegos ler e escrever. O método recebeu esse nome em homenagem a seu inventor, o francês Louis Braille. Consiste em um código de 63 padrões de pontos, chamados de caracteres. Cada um deles representa uma letra, uma combinação de letras, uma palavra comum ou um sinal gramatical. A pessoa os lê tocando-os levemente. Quando precedidas de um sinal de número, as dez primeiras letras do alfabeto são lidas como números.

Para saber mais sobre o Colégio Marista Glória, acesse http://bit.ly/2LAH6Qx.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×