icone-de-lupa
BUSCA
pentágono - inglês 3

Alunos do Colégio Pentágono participam de olimpíada internacional de inglês

Edição Guia escolas

Aconteceu no dia 7 de abril, a abertura da British English Olympics (BEO), olimpíada internacional de inglês que ocorre anualmente na Inglaterra e reúne estudantes de todo o mundo, com idade entre 12 e 16 anos. Esta edição marcou a estreia do Colégio Pentágono na disputa, com uma equipe de 16 alunos que apresentam excelente desempenho no idioma. Os estudantes embarcaram para a competição no dia 4 de abril e ficaram hospedados na Benenden School, em Kent, onde disputaram a primeira fase da competição.

A primeira etapa foi composta por sete desafios. O primeiro deles, chamado BEO Investigation, aconteceu no domingo, no dia 7 de abril, à tarde, e abriu a participação da delegação do Pentágono, após uma breve apresentação sobre o colégio na parte da manhã. Na atividade, que consiste em um projeto de pesquisa desenvolvido pelos alunos, a equipe demonstrou os cálculos da pegada de carbono (quantidade de emissão de gases do efeito estufa) de três produtos — abacate, azeite de dendê e gelatina —, da sua produção à chegada ao refeitório do colégio. Além da explicação, eles também responderam a perguntas da plateia.

Nos dias seguintes, ocorreram outras atividades, que incluíram debate, improvisação, teatro, música e desafios misteriosos que testam a criatividade dos competidores. Completou a lista o Country Spotlight, em que os estudantes fizeram uma apresentação especial sobre um país.

Após as atividades na primeira etapa da competição, os alunos do Colégio Pentágono conquistaram a classificação para a fase seguinte. As semifinais foram compostas por dois desafios: um Mystery Challenge (desafio misterioso), no qual os alunos tiveram de criar uma “cena congelada” (freeze frame) com o tema globalização, sendo um dos estudantes responsável por explicar o que estava sendo retratado; e o BEO Investigation, que já havia sido apresentado na fase de qualificação.

A preparação para os desafios começou no ano passado e envolveu muita dedicação e engajamento da equipe. “Ficamos todos na torcida pelo bom desempenho da nossa delegação e orgulhosos por nos representar internacionalmente”, disse a diretora-pedagógica geral da Rede Pentágono, Patrícia Martins Nogueira.

Além da disputa acadêmica e da possibilidade de praticar o inglês, a experiência também permite que os alunos façam contato com estudantes de diversas nacionalidades e culturas, trocando conhecimento. Somente neste ano, participam mais de 1.800 jovens, representando países como China, Argentina, Ucrânia, México e Itália. Para completar a programação de imersão cultural, os alunos fizeram visitas a Londres, Cambridge e a Canterbury. A volta ao Brasil aconteceu no dia 19 de abril.

Os alunos estavam acompanhados do treinador da equipe, Fernando Marassi, coordenador de Viagens Internacionais e de Língua Inglesa do Ensino Médio, e da coordenadora do Departamento Internacional (Educação Infantil e Ensino Fundamental I) da Unidade Perdizes, Cristina Chiochetti.

Para saber mais sobre o Colégio Pentágono, acesse http://bit.ly/2USEyO5.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • hwr - sustentabilidade

    Tradicional, Renovada, Freiriana, Montessori, Freinet, Piaget, Rudolf Steiner, Vigotsky? Edimara de Lima*

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×