Alunos do Colégio Rio Branco encontram soluções para problemas das cidades
Edição Guia escolas
A gestão de uma cidade é complexa e envolve inúmeras questões relacionadas à saúde, educação e emprego, dentre outras. É neste cenário, que as turmas do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Rio Branco estudam o tema “crescimento populacional” durante o componente Cotidiano em Questão – Coquest.
Unindo as área de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, a atividade propõe aos alunos a criação de uma cidade fictícia, respeitando critérios e regras para sua administração e gestão de seus recursos e necessidades.
Na Unidade Granja Vianna, ao longo das semanas, os alunos foram expostos a diversas situações-problema, devendo buscar soluções diante das crises. Uma dessas situações abordou a crise da fome, e os alunos, divididos em grupos e representando cidades, debateram, deliberaram e encontraram uma solução. A atividade contou com apresentação dos alunos para os colegas.
Em Higienópolis, os alunos desta unidade do Colégio Rio Branco utilizaram o aplicativo Mind Matter em um brainstorming (atividade para geração de ideias) sobre a questão. Em seguida, realizaram pesquisas em fontes diversas, elaboraram perguntas sobre o tema no Google Forms e entrevistaram colegas. Assim, geraram gráfico para análise e conclusão do tema. Uma das atividades é a construção de uma maquete de uma idade. Assim, os alunos participaram de uma oficina da Agência Jotacom, do pai da aluna Isabela Ortunho.
Para saber mais sobre o Colégio Rio Branco, acesse http://bit.ly/2GBrQPR.
Publicação: