icone-de-lupa
BUSCA
rio branco - belle epoque

Alunos do Colégio Rio Branco estudam a Belle Époque em Linguagens e Humanidades

Edição Guia escolas

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Unidade Granja Vianna do Colégio Rio Branco mergulharam no universo da Belle Époque, em um estudo integrado entre as áreas de Artes, História e Espanhol, que formam o bloco Linguagens e Humanidades, que será realizado nos próximos meses.

A atividade, chamada “Belle Époque: entre Paris e Rio de Janeiro – transformações estéticas e comportamentais”, foi coordenada pelos professores Denise Ayres (Artes), Caio Mendes (História) e Silvia Torrezani (Espanhol).

Os alunos têm a oportunidade de refletir sobre as expectativas e contradições da sociedade ocidental (europeia e brasileira) na passagem do século 19 para o século 20; analisar diferentes tipos de fontes e documentos, relacionados ao uso da linguagem artística, apontando mudanças e permanências; elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação aos documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias.

Em dinâmicas, os alunos podem estabelecer relações entre o passado e o presente, construindo um olhar crítico em relação à sociedade e ao tempo em que se vive.

O trabalho será concluído com a produção, em grupos, de pinturas, esculturas ou instalações como expressão artística, para resinificar a interpretação sobre os temas Moda e Vestuário, Arquitetura e Urbanismo, Ciência e Tecnologia, Cultura e Burguesia, Higienismo e Combate às doenças. As produções serão apresentadas no Encontro Cultural, no segundo semestre.

Para saber mais sobre o Colégio Rio Branco, acesse https://goo.gl/JuXNVj.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • hwr - sustentabilidade

    Tradicional, Renovada, Freiriana, Montessori, Freinet, Piaget, Rudolf Steiner, Vigotsky? Edimara de Lima*

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×