icone-de-lupa
BUSCA
h

Alunos do Colégio Santa Maria incentivam familiares a reduzir o consumo

Edição Guia escolas

Depois de um estudo sobre consumo e consumismo, alunos do Colégio Santa Maria passaram e reduzir o uso de plástico e embalagens e a incentivar os pais a economizarem também energia e combustível. Essa conscientização aconteceu por conta de uma pesquisa minuciosa feita na sala de aula com a calculadora da Pegada Ecológica, criada pela ONG WWF, que trouxe resultados surpreendentes. A iniciativa faz parte do projeto de sustentabilidade do Ensino Fundamental II.

A ferramenta funciona da seguinte forma: o usuário se cadastra e responde a uma série de perguntas sobre hábitos de consumo. A calculadora dá uma estimativa do quanto o modo de viver de uma família pode impactar o meio ambiente.

“É um diagnóstico. Eles ficaram impressionados quando se depararam com o impacto que o consumismo pode causar ao meio ambiente. Se todas as famílias tivessem hábitos de consumo exagerado, um único planeta não seria suficiente, segundo o resultado que os alunos viram na calculadora”, diz a professora Caroline Mieko, que trabalhou com os alunos do 7º ano o conceito de consumo e de consumismo.

Depois que respondeu às perguntas da calculadora, a aluna Luísa Meyer percebeu que a família estava usando muito o carro para pequenas distâncias, e passou a mudar esse hábito. “Minha mãe ficou surpresa com o resultado”, diz a estudante, que também fez um pedido em casa: “Vamos parar de comprar muita coisa industrializada”. Além disso, a estudante passou a prestar mais atenção para não deixar as luzes de casa acesas sem necessidade.

A aluna Maria Eduarda também está decidida a evitar todo tipo de embalagem, começando pela caixinha de suco, por causa do canudo e do lacre de plástico. “Agora eu levo suco natural dentro de uma squeeze”, diz ela. Já a estudante Maria Clara está evitando usar copos descartáveis e aderiu à reciclagem. “Aproveitei um vidro de maionese pra fazer um porta-lápis”, conta. Assim como Luísa, ela também percebeu que a família estava usando automóvel excessivamente. Os pais dela aderiram à carona solidária. “Meu pai me leva para a escola com minha amiga e depois eu volto com o pai dela”, revela.

Para saber mais sobre o Colégio Santa Maria, acesse http://bit.ly/2T5UAbk.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×