icone-de-lupa
BUSCA
gdv-heliópolis 2

Alunos do GDV ajudam a reformar casas na comunidade de Heliópolis

Edição Guia escolas

Para os alunos membros do Núcleo de Educação para os Direitos Humanos – EDH, do Colégio Guilherme Dumont Villares (GDV), o ano letivo teve início com uma ação de grande significado social. No dia 27 de fevereiro, como voluntários, participaram do mutirão para a reforma de habitações precárias na comunidade de Heliópolis, em parceria com a ONG Habitat Para a Humanidade Brasil (HPH Brasil). O dia representou a culminância de uma semana em que tiveram palestra e instruções com engenheiros, realizaram jantar beneficente para arrecadação de fundos e, finalmente, participaram da brigada voluntária que trabalhou duro na recuperação de moradias precárias.

Esta foi a terceira vez que os alunos voluntários do Colégio Guilherme Dumont Villares participaram desse tipo de ação que promove a inserção direta em uma realidade completamente diferente da deles, capacitando-os, entre outras habilidades, a avaliar o sentido do mundo em que vivem e compreender os processos sociais dos quais fazem parte.

O professor de história Amauri Pedroso foi um dos organizadores dessa parceria. “O objetivo, além de dar mais qualidade de vida a alguns moradores, é fazer os alunos conhecerem uma realidade diferente da deles, através do contato com as pessoas da comunidade”, comenta.

A HPH Brasil é uma organização global não-governamental, sem fins lucrativos, que tem como causa a promoção da moradia como um direito humano fundamental e como meta a eliminação de todas as formas de moradia inadequada. No Brasil, já desenvolveu projetos em 10 estados e mudou a vida de mais de seis mil famílias. Ela articula e apoia o desenvolvimento de comunidades, por meio de ações de construção, reforma e melhoria de unidades habitacionais; regularização urbanística e fundiária de assentamentos.

“Queremos incorporar o serviço comunitário na formação humana e profissional destes jovens, facilitar a interação dos estudantes com a comunidade por meio de ações esportivas e culturais e ensiná-los sobre a importância de uma moradia adequada”, explica o diretor executivo da Habitat para a Humanidade em São Paulo, Mário Vieira.

O Guilherme Dumont Villares é uma escola associada à UNESCO e sempre promove ações sociais e de integração dos alunos com crianças de baixa renda da região. Mais de 50% de seus alunos estão ou já estiveram envolvidos em diferentes projetos sociais.

A parceria com a ONG Habitat para a Humanidade foi fechada em 2012. “Desta forma, promoveremos uma inserção direta em uma realidade completamente diferente da nossa, ao mesmo tempo em que os alunos poderão desenvolver noções práticas específicas da construção civil”, afirma a diretora-geral do GDV, Eliana Aún.

Para saber mais sobre o Colégio Guilherme Dumont Villares, acesse http://bit.ly/1K9ZRQ7.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • BIS-BEO-OFICIAL

    Escola brasileira conquista 5 troféus na Olimpíada de Londres

    Edição Guia Escolas
  • lbv - rupestre

    Alunos da LBV aprendem sobre a Arte Rupestre

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×