icone-de-lupa
BUSCA
h

Atividades no Colégio Franciscano Pio XII priorizam acolhimento socioemocional e ritos de passagem

Edição Guia escolas

Com os desafios vividos pelos estudantes durante a pandemia, o Colégio Franciscano Pio XII, instituição de educação localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, organizou uma série de atividades extras para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II que fazem parte do Projeto Acolhida, distribuídas em vários espaços do colégio, como as quadras, laboratórios e áreas livres.

De acordo com um relatório da Unesco para a Educação, a preocupação com o desenvolvimento emocional (Educação Socioemocional) dos estudantes tem feito países priorizarem e entenderem a importância desse tipo de ação. Junto à acolhida, os alunos também participam de ritos de passagem, em que conhecem a rotina escolar do próximo ano que irão cursar, tiram dúvidas e ouvem um pouco sobre as principais atividades que acontecem ao longo do ano.

Cumprindo o distanciamento social e a cota de 20%, crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental retornam gradualmente após meses longe da escola e vivenciam momentos que contemplam aspectos físicos e emocionais. “Nossa intenção vai muito além da vigilância em saúde, mas também uma plena atenção pedagógica, de acolhimento aos sentimentos das crianças que estiveram durante todo esse período em isolamento para ressignificar a socialização e fortalecer vínculos”, explica a coordenadora pedagógica da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Franciscano Pio XII, Renata Weffort.

As vivências acontecem em estações nos espaços do colégio, como Estação Conhecer, Spelling Bee Station, Estação Convivência e Estação Corpo em Movimento. As turmas de 1º ano foram convidadas a conhecer as professoras e a dinâmica do 2º ano, ouviram histórias e receberam atividade para colorir e recortar em casa. Já os alunos de 5º ano, que em breve entrarão no 6º ano, foram recepcionados pela equipe pedagógica do Ensino Fundamental II e participaram de momentos divertidos e descobertas.

As séries da Educação Infantil estão participando das Oficinas de Movimento, Arte, Música e Projetos. As crianças do G4, por exemplo, fizeram diferentes tipos de corrida no Campo Verde do colégio, explorando habilidades motoras de correr, desviar, frear, equilibrar, além de capacidades físicas de velocidade, flexibilidade e resistência. As turmas do G4 e G5 exploraram os brinquedos do parque de madeira, estimulando o equilíbrio, reestruturação corporal, tonicidade e praxia global. Já os alunos do G2 e G3 brincaram com bolas e raquetes com o intuito de vivenciar o bater e rebater e a percepção espaço-temporal.

Para saber mais sobre o Colégio Franciscano Pio XII, acesse http://bit.ly/2TNDrCG.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×