icone-de-lupa
BUSCA
Shutterstock487511654

Centro de Estudos do Colégio Santa Maria abre inscrições

Edição Guia escolas

A partir de fevereiro, o Prisma – Centro de Estudos do Colégio Santa Maria inicia uma sequência de cursos de capacitação para professores. Os temas são relacionados ao universo pedagógico e também às práticas gestoras.

Entre as várias opções da programação, haverá dois cursos voltados à Alfabetização, divididos em dois módulos. Um deles é “Compreendendo a leitura e a escrita sob o ponto da fonoaudiologia”. O segundo módulo vai abordar “Alterações de leitura e escrita e como lidar em sala de aula”.

Os professores também terão oportunidade de participar de um curso de aprofundamento sobre as contribuições de Reggio Emilia à Educação Infantil. Nos encontros, os profissionais usarão como referência a tese “À procura da dimensão perdida – Uma escola de infância de Reggio Emilia”, de Giordana Rabitti. O material será fornecido pelo Prisma, pois não está disponível no Brasil.

De março a junho, será ministrado o curso Ciências da Natureza como forma de investigação para educadores de Ensino Fundamental II. Em sete encontros presenciais e uma saída de campo, os participantes discutirão modelos de projetos para o ensino da disciplina a partir da experimentação, investigação e sentidos, levando em consideração as questões científicas, ambientais, sociais e tecnológicas.

O ensino da Matemática também marca forte presença na programação do Prisma, com seis cursos, como, por exemplo: Desenvolvimento do Pensamento Matemático na Educação Infantil, Geometria e Os erros em matemática: o que fazer com eles?

Já “Libras – comunicação sem fronteiras” é um curso voltado aos profissionais que desejam se comunicar com os surdos, pois transmitirá métodos interativos e dinâmicos para os primeiros contatos com o idioma.

Além da vasta programação em torno de temas pedagógicos, o Centro de Estudos do Santa Maria ainda oferece opções de estudo de práticas gestoras. Um dos cursos é Design Thinking para educadores, uma metodologia que surgiu no campo do design e aqui será aplicada para o planejamento de aula e procedimento pedagógico.

O Prisma irá organizar um workshop internacional dias 8 e 9 de abril (sábado e domingo) sobre “Como liderar e facilitar comunidades profissionais para aprendizagem”. O objetivo é formar uma comunidade profissional efetiva ao longo do curso, permeada por práticas colaborativas.

Para fechar a agenda, o 20º Seminário de Educação Infantil está programado para os dias 19 e 20 de maio e terá como tema “Reencantar a infância para um mundo sustentável”.

A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site www.prismacentrodeestudos.com.br. O Prisma – Centro de Estudos do Colégio Santa Maria fica na Avenida Sargento Geraldo Santana, 901, São Paulo/SP.

Para saber mais sobre o Colégio Santa Maria, acesse http://bit.ly/1HuYwFL.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×