icone-de-lupa
BUSCA
shutterstock_183400235

Colégio Dante Alighieri hospeda vestibular de universidades italianas

Edição Guia escolas

Nos dias 14 de outubro e 14 de novembro o Colégio Dante Alighieri, em São Paulo, realiza provas de vestibular das universidades italianas de Trento e Turim, respectivamente. No dia 28 de setembro, já ocorreu a prova para a universidade de Bolonha.

Os exames são abertos a todos estudantes brasileiros que irão concluir o Ensino Médio até o fim de 2019. Até 2018, já era possível a realização de vestibulares para diversos cursos de Engenharia e Design, em Turim; e de Ciências Naturais e Agrárias, Economia, Estatística, Ciências Sociais e Engenharia, na Universidade de Bolonha. Neste ano, o Colégio Dante Alighieri passou a realizar provas desta última também para as áreas de Farmácia, Biotecnologia, Educação Física, Direito, Ciências Humanas e Língua e Literatura, além de Tradução e Interpretação.

Na Universidade de Trento, o vestibulando pode escolher entre os diversos cursos oferecidos, que podem ser encontrados neste link. O Colégio Dante Alighieri tem apoio do Consulado Geral da Itália em São Paulo para a realização destes exames.

“Num mundo cada vez mais globalizado, temos a oportunidade de ampliar os horizontes e propiciar uma aproximação com a cultura europeia”, afirma a coordenadora do Departamento de Italiano do colégio, Angela Angoretto. Ela lembra, ainda, que a questão do custo também é bastante atraente. “Na Itália, as universidades têm custo muito mais acessível do que as universidades particulares em outros países. Lá, por lei, todos os cidadãos têm direito ao estudo”, completa Angela.

Universidade de Bolonha
Uma das instituições mais prestigiadas do mundo, a Università di Bologna segue em seu segundo ano de parceria com o Colégio Dante Alighieri, voltada a alunos que querem realizar sua formação acadêmica na Itália. No dia 28 de setembro, o Dante realizou a prova que permite ingresso na universidade, para cursos de Engenharia, Ciências Naturais e Agrárias, Economia, Estatística, Ciências Sociais, Farmácia, Biotecnologia, Educação Física, Direito, Ciências Humanas, Língua e Literatura, Tradução e Interpretação. O exame para a Universidade de Bolonha é feito através de uma prova nacional italiana, o TOLC (leia abaixo). Tanto o vestibular quanto os cursos da Universidade de Bolonha são em italiano.

TOLC
Alunos de todo o Brasil poderão realizar, no Dante, provas do TOLC (Test OnLine CISIA – Consorcio Interuniversitario Sistemi Integrati per L’Accesso), um exame nacional italiano. A aprovação no TOLC confere ao aluno um certificado que lhe dá o direito de ingresso em uma das universidades integrantes do consórcio.

O TOLC é dividido em categorias que agrupam os cursos, os quais o aluno deverá apontar ao se inscrever no site. No site do Cisia (www.cisiaonline.it) é possível realizar simulados e conhecer melhor as provas (banner “TOLC Test OnLine Cisia”). As provas são todas feitas on-line, de modo que a Universidade de Bologna e o Cisia possam fazer a correção e integrar o aluno brasileiro às listas de aprovação oficiais.

Universidade de Trento
O Dante acaba de firmar parceria com a Università di Trento, que oferece diversos cursos, como Administração, Bens Culturais, Economia, Filosofia, Engenharia Industrial e Datascience, entre outros. Os cursos podem ser conhecidos no link http://bit.ly/2n7AMp5, e as inscrições podem ser feitas até o dia 6 de outubro, em http://bit.ly/2nQNwR3.

Universidade de Turim
Pelo terceiro ano, o Colégio Dante Alighieri mantém a parceria com a Università Politecnico di Torino e hospeda, no dia 14 de novembro, a prova para os interessados nos cursos de Design e Engenharia da universidade. Os cursos estão listados nesta página do site da universidade: http://bit.ly/2nPnTQs. Os alunos têm a opção de realizar o vestibular em inglês ou em italiano. Da mesma forma, a universidade também oferece cursos de Engenharia em inglês ou em italiano. Em breve, o site do colégio irá apresentar mais informações sobre esse vestibular.

Certificação linguística
Todas as universidades italianas exigem, no ingresso do aluno, uma certificação linguística de italiano nível B1.

As provas serão realizadas no Colégio Dante Alighieri (Alameda Jaú, 1061 – Jardim Paulistano – São Paulo/SP). Para saber mais sobre o Colégio Dante Alighieri, acesse http://bit.ly/2JxPjCR.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×