icone-de-lupa
BUSCA
pio xii - bilíngue

Colégio Franciscano Pio XII aposta na educação bilíngue

Edição Guia escolas

O Colégio Franciscano Pio XII, instituição de educação localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, expande o ensino do idioma com a implementação do projeto bilíngue para a Educação Infantil e 1º ano, que será introduzido em um modelo de progressão gradativa. Além disso, o Colégio já conta com outros programas de valorização do estudo das línguas, como o Middle School e High School.

Com aulas em inglês integradas à matriz curricular, os alunos da Educação Infantil e 1º ano têm aulas diárias do segundo idioma com atividades lúdicas e dinâmicas por meio da integração entre linguagem e conteúdo dentro dos Pilares de Educação da UNESCO, com as propostas de aprender a ser, a conhecer, a fazer, e a conviver. Já os professores passam por capacitação contínua na língua com apresentação de aulas e class observation – após análise dos processos em sala, eles têm feedbacks, fazem alinhamentos e definem metas.

A diretora do Colégio Franciscano Pio XII, Fátima Lopes dos Santos Miranda, explica que o bilinguismo terá continuidade ao longo dos anos nos outros níveis, sempre com acompanhamento pedagógico. “Optamos por começar com as crianças menores, pois sabemos que elas entram no processo bilíngue de maneira natural, para que possam incorporar essa língua adicional com a mesma desenvoltura com que falam a língua materna”, diz Fátima. As crianças do 1º ano do Ensino Fundamental de 2019 já terão a continuidade do projeto para o 2º ano em 2020.

Há nove anos, o Colégio implementou o High School no Ensino Médio e, há três anos, o Middle School no Ensino Fundamental II, que foi ampliado para os 6os anos em 2019. A proposta, que se estende para os 7os e 8os anos, é baseada na metodologia interdisciplinar de ensino e aprendizagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics). Já o High School proporciona aos estudantes do Ensino Médio aulas em inglês de disciplinas do currículo americano com professores nativos na língua inglesa e formação é ancorada em duas certificações: a brasileira e a americana.

Para a coordenadora de inglês do Colégio Franciscano Pio XII, Heloisa Helena Parciasepe, a educação bilíngue da instituição tem o objetivo de ensinar o domínio do idioma para que o estudante transite na língua inglesa de forma natural, além de desenvolver competências do século 21. “Um cidadão bilíngue quebra barreiras, conhece outras culturas, expande horizontes, vê as diferenças com mais naturalidade”, finaliza coordenadora.

Para saber mais sobre o Colégio Franciscano Pio XII, acesse http://bit.ly/2TNDrCG.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×