icone-de-lupa
BUSCA
pio 12 - eleições

Colégio Franciscano Pio XII desenvolve projeto para alunos entenderem sobre política

Edição Guia escolas

Com objetivo de aprofundar a consciência política e desenvolver o pensamento crítico, o Colégio Franciscano Pio XII, localizado no bairro do Morumbi (SP), desenvolveu o projeto “Entendendo a Política” para alunos da 3ª série do Ensino Médio, que aconteceu em quatro encontros com os estudantes.

Para a coordenadora do Ensino Médio no colégio, Viviane Paiva Direito, o papel da escola é ajudar os estudantes a se colocarem na sociedade como cidadãos capazes de compreender e refletir acerca da política. “Com a chegada das eleições, a insegurança sempre aumenta: será que esse ou aquele deve ser meu candidato? É uma pergunta aparentemente simples, mas que exige muito estudo, atenção e consciência política.   Precisamos oportunizar espaço para que esses jovens saibam como funciona o sistema brasileiro e consigam escolher seus candidatos com consciência e embasamento”, afirma.

Viviane conta que as datas e as ações realizadas durante o projeto foram definidas para que os alunos partam preparados para as eleições deste ano. “O 1º encontro, que aconteceu antes do primeiro turno, teve a finalidade de esclarecer as regras do jogo eleitoral, como funcionam as coligações e as campanhas eleitorais, os princípios que norteiam o papel e que diferenciam o número de deputados, como se calculam os votos válidos, como funcionam votos nulos/brancos, além de informações fake e mitos que rodeiam as eleições”, disse a coordenadora do Ensino Médio.

Logo após o primeiro turno, foi realizado o segundo encontro. Neste momento, o intuito foi levantar e entender melhor questões a respeito do orçamento da União para que os alunos desenvolvessem opiniões sobre o tema.

Já no terceiro momento, os estudantes colocam a mão na massa. Após entenderem os processos políticos do país, o projeto promoveu oficinas para que analisem e discutam os planos de governo de cada candidato para as áreas de educação e segurança pública. “O foco é ensinar como se faz uma leitura crítica de um plano de governo. Nesse momento, a disciplina de Língua Portuguesa torna-se personagem principal, pois o intuito é que os jovens possam desenvolver sua capacidade de análise em relação à construção do discurso”, conta Viviane.

O quarto encontro aconteceu no dia 24 de outubro, antes do segundo turno eleitoral. Em uma roda de bate-papo entre os estudantes, eles elaboraram argumentos e discutiram sobre a política brasileira. “Nossa intenção é diminuir possíveis angústias em torno da decisão do voto, com estudo, aprofundamento e principalmente quebrando tabus. Com diálogo, motivação e protagonismo é possível discutir ideias, sem desrespeitar as crenças. Nossa equipe não quer, de forma nenhuma, induzir no processo de escolha, mas deseja, com muita força, ser parte atuante na formação integral dos nossos estudantes, bem como nos colocar no papel de cidadãos conscientes”, finaliza Viviane.

A alfabetização política é contínua na instituição. Inicia-se na Educação Infantil, e vai amadurecendo de acordo com a série. Para saber mais sobre o Colégio Franciscano Pio XII, acesse https://goo.gl/pAeTNB.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • hwr - sustentabilidade

    Tradicional, Renovada, Freiriana, Montessori, Freinet, Piaget, Rudolf Steiner, Vigotsky? Edimara de Lima*

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×