icone-de-lupa
BUSCA
pio 12 - bilíngue

Colégio Franciscano Pio XII implanta programa bilíngue

Edição Guia escolas

Com o objetivo de oferecer aos alunos maior proficiência no idioma inglês e prepará-los ainda mais para a vida e para o mercado de trabalho, o Colégio Franciscano Pio XII, instituição de educação localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, vai implementar, a partir do ano letivo de 2019, um programa bilíngue para as turmas da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental. O projeto é fruto de uma parceria com a International School, uma das mais renomadas instituições especializadas em educação bilíngue do País.

A diretora adjunta do Colégio Franciscano Pio XII, Fátima Lopes dos Santos Miranda, ressalta o estudo feito para se chegar à solução para a Educação Infantil. “Passamos dois anos buscando qual seria o melhor formato e a melhor parceria para o nosso colégio, estudando o mercado e conhecendo diferentes modelos de bilinguismo em escolas do Brasil antes de optar pela International School”, relata a diretora.

O programa está totalmente conectado à filosofia e ao currículo escolar do colégio e contempla aulas diárias em inglês, com atividades lúdicas e dinâmicas para os pequenos. O programa terá acompanhamento da International School, que dará assessoria na formação dos professores do e análise dos processos pedagógicos em sala de aula.

“Optamos por começar com as crianças menores, pois sabemos que elas entram no processo bilíngue de maneira natural. E a ideia é que nossos alunos possam incorporar esta língua adicional com a mesma desenvoltura com que falam a língua materna”, explica Fátima. Para os demais níveis, Fátima explica que o colégio tem um plano sobre como o projeto bilíngue será introduzido ao longo dos anos. “O modelo de progressão será gradativo, com acompanhamento pedagógico, e à luz dos desdobramentos da BNCC. As crianças do 1º ano do Ensino Fundamental de 2019, porém, já têm a continuidade do projeto para o 2º ano em 2020”, finaliza.

O programa que será implementado utiliza a metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning), que propõe a aprendizagem por meio da integração entre linguagem e conteúdo. Outro destaque do programa são os Pilares de Educação da UNESCO, que trazem as propostas de aprender a ser, a conhecer, a fazer, e a conviver. Também faz parte do projeto o desenvolvimento das competências para a formação do cidadão do século 21, que corresponde também ao que é definido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Há oito anos, o Colégio Franciscano Pio XII começou o processo de internacionalização no Ensino Médio trazendo o High School e, há dois anos, com o Middle School no Ensino Fundamental II. “Neste momento, tomamos a decisão institucional de buscar um programa bilíngue para todo o colégio, que será expandido anualmente para todo o Ensino Fundamental”, pondera Fátima Miranda.

De acordo com pesquisas, mais de 800 milhões de pessoas no mundo falam inglês. Mas, menos de 1% da população brasileira fala inglês com proficiência. Especialistas da área da neurociência comprovam benefícios do bilinguismo, como, por exemplo, crianças mais criativas e com mais facilidade para desenvolver habilidades de resolução de problemas e senso crítico, além de ter os processos cognitivos mais apurados. A experiência bilíngue também melhora as funções do cérebro, como ignorar distrações e manter o foco.

Para saber mais sobre o Colégio Franciscano Pio XII, acesse https://goo.gl/pAeTNB.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • hwr - sustentabilidade

    Tradicional, Renovada, Freiriana, Montessori, Freinet, Piaget, Rudolf Steiner, Vigotsky? Edimara de Lima*

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×