icone-de-lupa
BUSCA
pio 12 - astronomia 1

Colégio Franciscano Pio XII organiza atividade noturna sobre astronomia

Edição Guia escolas

Com o tablet na mão e com os olhos voltados ao céu, alunos do 6º e 7º ano do Colégio Franciscano Pio XII, instituição de educação localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, fizeram uma observação noturna das constelações, da Lua e dos planetas, no pátio da instituição, nos dias 26 e 27 de outubro e 3 de novembro, entre 18h30 e 20h30.

A ação, chamada Uma noite no Colégio, está inserida em uma série de atividades relacionadas ao estudo dos corpos celestes, com o objetivo de ampliar a percepção do aluno em relação aos astros por meio de vivências lúdicas ao ar livre e desconstruir o conceito de astronomia como ciência estática e distante.

Distribuídas em vários espaços do colégio (quadras, laboratórios, áreas livres), todas as atividades foram planejadas cumprindo o distanciamento social e a cota de 20% do número de alunos. A atividade também contou com gincana com o apoio de iPads para pesquisa e contação de história.

“A astronomia ainda é considerada algo distante do dia a dia escolar. As atividades propostas têm por objetivo levá-los a perceber que todos estão inseridos no contexto cósmico, podendo questionar, produzir e aplicar os conhecimentos sobre esse tema”, explica a professora de ciências do 6º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Franciscano Pio XII. Andréa Angeli.

Os alunos chegaram às 18h30 no colégio, foram acolhidos pela equipe pedagógica e divididos em grupos de seis a oito integrantes. Cada grupo terá apenas alunos da mesma turma. “Lançamos questões para que cada equipe descubra o nome de uma estrela ou planeta e, após desvendarem o ‘enigma’, elas devem  encontrar no céu o astro em questão com o auxílio do aplicativo Sky View nos tablets”, explica a professora. “Assim, um ponto será dado à primeira equipe que responder corretamente a pergunta”, completa.

Após a gincana, os alunos foram encaminhados à observação da Lua com um telescópio e depois participaram de outras atividades lúdicas e divertidas, como assistir a curtas-metragens sobre o tema, até às 20h30.

A ação está inserida nos conteúdos desenvolvidos nas aulas de Ciências, Língua Portuguesa, Geografia e História – este último, com ênfase no tema mitologia. “Pretendemos aproveitar esta temática para relacioná-la às constelações, que tiveram suas formas e nomes influenciados por motivos mitológicos e religiosos”, diz a coordenadora do Ensino Fundamental II, Sueli Freitas.

Para saber mais sobre o Colégio Franciscano Pio XII, acesse http://bit.ly/2TNDrCG.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×