icone-de-lupa
BUSCA
h

Colégio Franciscano Pio XII reformula projeto de troca de livros entre mães

Edição Guia escolas

Com o fim de um ano letivo atípico, o projeto Bibliotroca do Colégio Franciscano Pio XII, em que famílias efetuam a troca de uniformes e de livros para poupar na compra da lista de material escolar, foi readaptado e aconteceu via drive-thru nos dias 17 de dezembro, das 9 horas ao meio-dia e das 13 às 16 horas; e no dia 18 de dezembro, das 9 horas ao meio-dia. Os livros didáticos usados que foram entregues para troca ficarão em quarentena. A entrega dos materiais aos pais será realizada no mês de janeiro, em datas e horários a definir. A troca de uniforme, por enquanto, está suspensa.

“Apesar de todas as dificuldades de 2020, nos preparamos para atender às famílias com segurança e esperamos que, dessa forma, possamos continuar fazendo nosso trabalho de solidariedade”, avalia Mary Elizabeth Azevedo, coordenadora da Bibliotroca há 12 anos e mãe de uma aluna e de dois ex-alunos do colégio. “Enquanto estivermos nessa situação, vamos nos readaptando e não vamos desistir de atender a todos os pais”.

Como funciona normalmente
Já tradicional no Colégio Franciscano Pio XII, a proposta da Bibliotroca foi apresentada à diretoria por um grupo de mães há 16 anos. O colégio abraçou a ideia e todos os anos, mães e pais podem efetuar a troca de uniformes e de livros paradidáticos e didáticos, não consumíveis e de categorias diversas. A regra é simples e não há burocracia: quem entregar livros utilizados no ano anterior que ainda estejam na lista de material atual, pode retirar outro livro durante todo o ano letivo.

Mary Elizabeth comenta que a compra de material didático é sempre um gasto muito grande. “Os livros raramente serão utilizados novamente após o ano letivo. É um investimento na educação e não na aquisição da obra em si que fazemos com a compra. Se podemos compartilhar, não há porque mantê-los ou, o que é ainda pior, jogá-los no lixo. Com a Bibliotroca, nós, pais, economizamos, e nossos filhos aprendem a dar valor ao investimento que fazemos na educação deles”, explica Mary Elizabeth.

Há oito anos, o projeto foi ampliado para os uniformes. Com as mesmas regras usadas para os livros, os trajes podem ser trocados, peça por peça, o que proporciona ainda mais economia às famílias. “As crianças crescem e os uniformes acabam ficando pequenos, mas, muitas vezes, ainda estão em perfeitas condições de uso. Então, fazemos uma avaliação para checar se não estão muito desgastados, e os aprovados são disponibilizados para a troca”, explica a coordenadora.

Desde que se tornou adepta da troca, Mary Elizabeth conta que economizou bastante e vê o projeto como definitivo. “É bom para os alunos e para os pais, a adesão é muito grande. Algumas pessoas apenas doam o material para que seja repassado. Assim, funciona bem para todo mundo”, afirma.

As mães voluntárias do projeto Bibliotroca ainda orientam alunos, pais e professores com dicas sobre a importância de cuidar dos livros, o significado da troca e os cuidados que se deve ter para conservá-los. Ainda assim, ao chegar à Bibliotroca, todos os exemplares passam por uma avaliação. “Os próprios professores incentivam os alunos a cuidarem bem dos livros, pedindo que resolvam os exercícios com lápis ao invés de caneta” diz a coordenadora do projeto. Para o aluno que efetua a doação e não tem interesse em nenhum outro para retirar, a Bibliotroca oferece créditos com prazo indeterminado.

Para saber mais sobre o Colégio Franciscano Pio XII, acesse http://bit.ly/2TNDrCG.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×