icone-de-lupa
BUSCA
humboldt - dual

Colégio Humboldt oferece novo curso profissionalizante de TI no sistema dual

Edição Guia escolas

O Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português/alemão) localizada no bairro de Interlagos, capital paulista, aumenta sua oferta de ensino técnico e inicia em 2020 o curso profissionalizante de TI (Tecnologia da Informação) no Humboldt Formação Profissional Dual, um dos maiores institutos de formação profissionalizante no sistema dual existente fora da Alemanha.

A Formação Dual interliga a aula teórica no colégio com a experiência prática em diversas empresas (são mais de 1.300 companhias alemãs em São Paulo) e já formou quase 2 mil estudantes no nível técnico. Os outros cursos oferecidos são Administração e Logística.

O sistema dual existe há mais de 200 anos na Alemanha e cerca de 60% dos estudantes alemães frequentam algum curso profissionalizante. No país que hoje responde pela quarta maior economia do mundo, a maioria dos alunos do Ensino Médio está matriculada em cursos técnicos que utilizam o sistema dual de aprendizagem. Já em relação às incertezas do mercado de trabalho, os cursos profissionalizantes têm se mostrado uma opção para quem deseja se qualificar em uma área.

Os estudantes que cursam o Humboldt Formação Profissional Dual têm 17 semanas de aulas teóricas no ano, divididas em blocos de até sete semanas, além de um período de prática nas empresas parceiras, que oferecem no mínimo uma vaga para os alunos da formação técnica. Entre elas, estão: AUDI, BASF, Bayer, Boehringer, Brasmetal Wälzholz, Carl Zeiss, C. H. Robinson, Colégio Humboldt, Dachser, Deutsche Bank, Deugro, Easy Consulting, Faber-Castell, Figwal, Grob, Hamburg Süd/Aliança Navegação, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Kühne+Nagel, Lanxess, Leschaco, Lufthansa, Mercedes-Benz, Roto Frank, Schuler.

Dos alunos que se formam no curso, mais que 70% são absorvidos pelo mercado de trabalho e cerca de 60% são contratados pelas empresas onde fizeram a formação prática durante o curso. Por causa da boa empregabilidade é cada vez maior a quantidade de estudantes e companhias interessados nesse tipo de ensino profissionalizante.

“É uma oportunidade grande para o jovem, pois ele entra em contato muito cedo com as empresas multinacionais, com 17 anos mais ou menos. E mais uma vantagem: eles têm o conhecimento prático do mercado de trabalho, pois passam por todos os departamentos de uma empresa, têm tarefas diferentes e conhecem como funcionam os processos. Conhecer a base de uma empresa é o suporte para uma carreira bem-sucedida”, afirma o coordenador do Humboldt Formação Profissional Dual, Heiko Weinhappl.

As carreiras que os ex-alunos seguiram provam as palavras de Weinhappl. “Muitos trabalham em posições importantes ou fundaram seu próprio negócio”, completa. O método do curso preconiza uma formação acadêmica aliada a um estágio rotativo nas empresas conveniadas.

A língua alemã é um dos pré-requisitos obrigatórios para os candidatos, que devem ter concluído o Ensino Médio. Além disso, eles também terão aulas em português, inglês e espanhol. Os diplomas são válidos no Brasil e na Comunidade Europeia e para os formandos há também a possibilidade de continuar os estudos na Alemanha, em que os alunos também podem fazer o exame “Fachhochschulreife”, equivalente a um vestibular da Alemanha para ingressar em uma faculdade alemã.

Além da possibilidade de internacionalização profissional, os jovens adquirem uma sólida formação prática. As empresas, por sua vez, ganham profissionais polivalentes em línguas, flexíveis e com uma visão organizacional abrangente.

Sobre o Humboldt Formação Profissional Dual
O Humboldt Formação Profissional Dual, pertencente à Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, completa, em 2020, 38 anos de sua fundação e já formou quase 2 mil jovens profissionais. Hoje, tem mais de 50 alunos, nos cursos de Administração e Logística.

Os interessados em frequentar o instituto devem fazer sua inscrição por meio do site www.humboldt.com.br. Os requisitos são: ter mais de 17 anos, possuir certificado de conclusão do Ensino Médio, dominar o idioma alemão e ter disponibilidade para trabalhar em tempo integral.

Para saber mais sobre o Colégio Humboldt, acesse http://bit.ly/2HnBODM.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×