icone-de-lupa
BUSCA
objeitvo - lives

Colégio Objetivo organiza lives abordando o uso do RPG no aprendizado e as origens do Teatro

Edição Guia escolas

O que é Roleplaying Game (RPG)? Quais os benefícios para o aprendizado? Como pode ser utilizado? Essas e outras questões foram respondidas na live “RPG: estimulando o aprendizado por meio de jogos”, que ocorreu no dia 9 de setembro, às 21 horas, com transmissão pelas redes oficiais do Colégio Objetivo no Facebook, LinkedIn e YouTube. O convidado foi o professor de História do Objetivo, Thiago Azevedo, que pesquisa há oito anos o uso de jogos na Educação.

O RPG é um jogo colaborativo de imaginação e criação de histórias. Sua importância no aprendizado está no exercício de muitos aspectos da cognição e no desenvolvimento de diversas competências, contribuindo para o trabalho em grupo, estimulando a leitura, a escrita e a resolução de problemas, além de estimular o prazer por estudar.

“O RPG possibilita produzir jogos sobre todos os assuntos em todas as disciplinas. Já criamos, por exemplo, um jogo incrível sobre Produtos Notáveis, que é da área da Matemática. As possibilidades multidisciplinares são infinitas, pois trabalha-se muito com situações-problema, que podem envolver conhecimentos de diversas matérias ao mesmo tempo. Imagine a situação: para abrir a escotilha de um navio pirata durante as Grandes Navegações, pode-se aplicar o conceito físico de alavanca ou as reações químicas para tentar explodir tudo”, explica Azevedo.

Já no dia 11 de setembro, às 19 horas, outra live promete surpreender os internautas com o tema “As origens do teatro – como a arte discute a cidade”. A apresentação será conduzida por Murillo Marques, que é professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental das séries finais do Colégio Objetivo e ator graduado pela Escola de Arte Dramática da USP. Serão abordados temas como:

A origem mítica do teatro a partir do nascimento de Dionísio (Baco), deus do teatro e do vinho; As primeiras manifestações dos rituais dionisíacos como forma dos gregos celebrarem a colheita; O surgimento do primeiro ator grego e sua importância para que o rito dionisíaco se transformasse em uma manifestação artística; e Os festivais de Tragédia e Comédia gregos como maneira do Estado fomentar a Educação do povo, que vai a teatro para discutir a cidade, os deuses, os governantes e as leis.

A mediação das lives ficará por conta de Sílvia Vinhas e Malu Mota, jornalistas e apresentadoras do educativo “Duas na Tri”, da Rádio Trianon.

Para saber mais sobre o Colégio Objetivo, acesse http://bit.ly/2XgIhY7.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×