icone-de-lupa
BUSCA
palavra viva - dia da felicidade 1

Colégio Palavra Viva celebra Dia Internacional da Felicidade

Edição Guia escolas

Alegre-se, sorria, porque existe o Dia Internacional da Felicidade! Isso mesmo, esse dia existe e ele foi instituído a pedido de um país chamado Butão. O pequeno território com cerca de 40 mil Km² e pouco mais de 800 mil habitantes fica encravado na Ásia, entre a China e a Índia.

Em 1972, o rei butanês Jigme Singye criou a FIB (Felicidade Interna Bruta), em contraposição ao PIB (Produto Interno Bruto), indicador econômico adotado pelo Ocidente. Na sua visão, o que importava para o seu povo eram os índices de felicidade, medidos por prosperidade espiritual, física (saúde), social, psicológica, filosófica, política, ambiental e da natureza.

A ONU reconheceu a importância da felicidade na vida das pessoas e acatou o pedido do Butão, determinando o dia 20 de março como Dia Internacional da Felicidade. Isso foi em 2012 e, desde 2013, a data é comemorada em nada menos que 193 países ao redor do mundo.

Mas, afinal, o que é felicidade? Esse sentimento é algo subjetivo. Para alguns pode ser a saúde, para outros a família e os amigos, outros ainda apontam o poder de compra. Será que felicidade representa o mesmo para pessoas de diferentes idades?

Os alunos e professores do Colégio Palavra Viva percorreram a escola colhendo opiniões sobre o que é felicidade e perceberam que as respostas também se manifestam de formas diferentes. Ela pode estar presente num largo sorriso, na escolha de palavras certas, num simples e reluzente brilho do olhar ou até mesmo na energia das crianças.

O Dia Internacional da Felicidade foi comemorado com muita alegria nas duas unidades do Colégio Palavra Viva. Houve distribuição de pílulas de felicidade, na forma de simpáticos bilhetinhos ou acompanhados por deliciosos brigadeiros. Os alunos participaram de diversas atividades, cantaram e fizeram rodas de conversa. Foi um dia marcante para todos, e os alunos chegaram à conclusão que a felicidade está nas coisas simples da vida (às vezes até naquela comida gostosa!), que gratidão traz felicidade e ela deve ser compartilhada. Perceberam, então, que a felicidade não é isto ou aquilo, ela é um todo, que ilumina o seu interior e faz surgir uma vontade incrível de abraçar a todos, de ver o outro feliz. E a equipe do colégio também tem sua opinião: “Felicidade é ver nossas crianças felizes!”.

Para saber mais sobre o Colégio Palavra Viva, acesse http://bit.ly/2YrKbVl.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • hwr - sustentabilidade

    Tradicional, Renovada, Freiriana, Montessori, Freinet, Piaget, Rudolf Steiner, Vigotsky? Edimara de Lima*

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×