icone-de-lupa
BUSCA
pio 12

Colégio Pio XII inova e oferece curso de férias virtual durante pandemia de Covid-19

Edição Guia escolas

Durante todo o mês de julho, o Colégio Franciscano Pio XII, instituição de educação localizada no bairro do Morumbi, na cidade de São Paulo, ofereceu aos estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Período Integral um novo formato de curso de férias, devido à pandemia de Covid-19. No modo virtual, as crianças participaram de brincadeiras, desafios e oficinas com encontros via Zoom às segundas, quartas e sextas-feiras.

A coordenadora do período integral do colégio, Luciane Dias Nogueira, explica que o formato do curso foi pensado para proporcionar atividades simples, mas não menos envolventes e criativas das quais seriam feitas no modo presencial. “Foi um grande desafio para todos e diferente de tudo que já planejamos, mas contamos com a participação das famílias para estimular as crianças. O distanciamento não vai atrapalhar a nossa diversão”, afirma.

Para garantir a participação de todos, Luciane comenta que levaram em consideração indicar materiais simples que os alunos tenham em casa, como folhas sulfite, lápis, cola e tesoura.

Na programação, algumas atividades foram comuns, mas com níveis de dificuldade diferentes, pensadas para cada faixa etária, como a brincadeira “qual é a música?”, em que os estudantes mais velhos ouviam uma melodia e adivinhavam o nome da música ou do cantor, enquanto os mais novos, ao ouvirem a música de um filme, deveriam dizer o nome do filme ou de um personagem. No “caça ao tesouro”, ocorria a projeção da imagem de um objeto como se estivesse “desconfigurado”, para que o aluno adivinhasse qual era e procurasse pela casa (pode ser um estojo, colher, travesseiro etc.).

Na brincadeira “super-heróis”, as crianças deveriam descobrir, por meio do símbolo do super-herói, qual era o superpoder. Também foram propostos desafios, como por exemplo, o da Pontaria da Mulher Maravilha, em que a criança fazia um laço com cadarço e tentava acertar um determinado objeto; o da velocidade, como referência ao personagem Flash, em que era preciso buscar um item pela casa em tempo estipulado previamente; ou o da força, fazendo menção ao super-herói Hulk, com levantamento de peso com 1 quilo de açúcar.

Outras brincadeiras, como Stop e Jogo dos Sete Erros, Concurso de Poses, Vivo ou Morto, Leitura Labial, oficinas de desenho e origami também fizeram parte da programação.

A coordenadora Luciane explica que a programação incluiu acolhimento, desafio, explicação da atividade, execução, resposta do desafio e um bate-papo. “É uma programação rica, cheia de amor, alegria e diversão nesse momento delicado que estamos vivendo”, finaliza.

Além do curso de férias, o Colégio Franciscano Pio XII também disponibiliza em seu site o “Conexão Férias”, um acervo digital cheio de atividades para diferentes faixas etárias, organizados por diferentes temas: artes, experiências, contação de histórias, movimento, música, parlendas, brincadeiras, desafios de educação física e Play Integral. Todo o material foi organizado pela equipe pedagógica da instituição e está aberto para o público no link: https://www.pioxiicolegio.com.br/conexao_ferias.

Para saber mais sobre o Colégio Franciscano Pio XII, acesse http://bit.ly/2TNDrCG.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×