icone-de-lupa
BUSCA
h

Colégio Pio XII prepara alunos para o Enem com ações acadêmicas e socioemocionais

Edição Guia escolas

Com o Enem se aproximando, o Colégio Franciscano Pio XII, instituição de educação localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, conta com estratégias para auxiliar seus alunos antes e durante os exames. Os estudantes da 3ª série do Ensino Médio participam do Espaço Self, uma roda de conversa em que falam sobre si, sobre as angústias e expectativas envolvidas na fase de Enem e vestibulares e transição para a vida fora do colégio. O projeto acontece quinzenalmente, às quartas-feiras, no contraturno escolar, e o próximo encontro será no dia 30, dias antes da primeira prova do Enem, que acontece em 3 de novembro.

“O Espaço Self é uma das iniciativas da escola em poder proporcionar a esses jovens subsídios emocionais numa época da vida deles em que o surgimento de conflito interno começa a se intensificar”, explica a professora e psicóloga Patrícia Prado, responsável pelo projeto e pela orientação vocacional para as turmas do Ensino Médio. “O projeto possibilita um ambiente em que podem gerenciar suas emoções com relação ao processo seletivo, de escolha e dificuldades de separação da turma e em deixar o colégio. Além disso, eles também falam sobre suas alegrias”, comenta.

Em encontros de uma hora e meia de duração, os jovens podem desabafar e compartilhar suas estratégias para lidar com a pressão e a tensão, encarando o medo de maneira mais saudável. No espaço, os alunos são convidados, por meio de técnicas e de dinâmicas de grupo, a nomear e compartilhar seus sentimentos com os outros colegas, contando com a mediação da professora Patrícia.

“Enquanto a parte acadêmica é extensamente trabalhada com apoio pedagógico, oficina de redação avançada, plantão, cursos extras e grupo de estudos, entendemos que a inteligência emocional também tem muita importância. Nesse momento de mudança da vida escolar para uma vida mais autônoma, o emocional tem grande peso junto aos alunos”, aponta a coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio Franciscano Pio XII, Viviane Paiva Direito. Ela ressalta que nas semanas que antecedem o Enem, os estudantes também participam de dinâmicas de relaxamento e respiração e a música é utilizada como um meio de relaxamento no intervalo, e eles tocam instrumentos, cantam e formam bandas com a equipe de professores.

Preparação para as provas
O professor de matemática do Ensino Médio, Willian Bala, realiza com a 3ª série do Ensino Médio o projeto Ilumina, que consiste em uma revisão para Enem e vestibular em formato de jogo.

Durante as aulas de aprofundamento semanais no contraturno, não obrigatórias e que não contam presença ou pontos a mais na matéria, uma atividade ajuda os estudantes com estratégias para identificar questões fáceis, médias e difíceis no Enem. “Como a prova é corrigida pela metodologia TRI (teoria da resposta ao item), acertar com coerência é a chave de um bom desempenho”, comenta a coordenadora.

Entre outras estratégias, os estudantes treinam a administração do tempo, discutem processos, repensam soluções e ficam motivados para estudar. As dinâmicas também auxiliam na autoconfiança e no relaxamento, ajudando os jovens a extravasarem a tensão. A iniciativa é um sucesso: “Tenho uma frequência de 99% de alunos para essa aula”, conta o professor.

Para saber mais sobre o Colégio Franciscano Pio XII, acesse http://bit.ly/2TNDrCG.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×