icone-de-lupa
BUSCA
santa maria - integral

Colégio Santa Maria abre matrículas para período integral

Edição Guia escolas

O Colégio Santa Maria, que acaba de completar 70 anos de fundação, está inaugurando uma nova etapa. A partir de 2019, alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I terão a opção de frequentar a escola em período integral, de três a cinco vezes por semana. A proposta foi desenvolvida após estudos sobre a escolaridade no contexto atual, e analisando as necessidades das famílias.

Com a permanência estendida, no contraturno os alunos terão sempre uma diversidade de opções incluindo algumas atividades que eles próprios poderão escolher de acordo com o interesse. A exceção está relacionada às aulas de Inglês e às oficinas temáticas, que estarão inseridas na grade curricular. Na programação e rotina diária haverá horário determinado para as lições de casa, descanso, higiene, atividades lúdicas e recreio.

Na Educação Infantil, o integral terá uma sala de referência, mas 70% do programa será realizado nos diferentes espaços externos da escola, que dispõe de 103 mil metros quadrados de área verde com reserva de Mata Atlântica. As atividades externas, portanto, acontecem no bosque, no campo, na horta, nos parques e também no jardim da escola, lugares de aprendizado, convivência e brincadeira. Esses espaços já são explorados no período regular e, no integral, os alunos terão mais acesso a eles.

“Certamente o projeto de educação integral oferecerá mais tranquilidade, comodidade e segurança para as famílias, uma vez que as crianças poderão contar com a infraestrutura do Colégio Santa Maria para desenvolver suas habilidades físicas, artísticas e intelectuais”, afirma a diretora da Educação Infantil e Ensino Fundamental da instituição, Anne Horner Hoe.

Entre os benefícios que os alunos poderão desfrutar estão o acompanhamento pedagógico para a organização de tarefas e desenvolvimento do hábito de estudo, o estímulo à autonomia para a elaboração de pesquisa e leitura contando com o acervo da biblioteca do Colégio, vivências diferenciadas com grupos heterogêneos ampliando suas relações sociais, e o estudo da língua inglesa por meio de projetos que possibilitem maior fluência no idioma. Os pequenos do Jardim também terão acesso ao Inglês, que será ministrado semanalmente de forma lúdica tendo como objetivo ampliar o contato das crianças com diferentes narrativas.

Para sabe mais sobre o Colégio Santa Maria, acesse https://goo.gl/6ahFyp.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • hwr - sustentabilidade

    Tradicional, Renovada, Freiriana, Montessori, Freinet, Piaget, Rudolf Steiner, Vigotsky? Edimara de Lima*

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×