icone-de-lupa
BUSCA
santa maria - capa

Colégio Santa Maria começa a implantar a reforma do Ensino Médio

Edição Guia escolas

Terá início em 2020 o Novo Ensino Médio do Colégio Santa Maria, alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o segmento. Várias mudanças estão previstas, resultado da discussão e do envolvimento de todo o corpo docente da instituição, que optou por implantá-las paulatinamente, a partir da 1ª série, em um processo que será concluído em dois anos.

Uma delas diz respeito à carga horária, que passa para 1.400 horas anuais, conforme estabelecido na Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017). Atualmente, a 1ª série tem jornada de 1.200 horas anuais, enquanto a 2ª série soma 1.133 e a 3ª série, 1.000 horas.

O montante será distribuído nos 200 dias letivos já praticados, sendo que cada aula terá 75 minutos (atualmente são 50 minutos). “Concluímos ser interessante estender o tempo porque a nova metodologia vai exigir mais protagonismo do aluno”, diz o diretor do Ensino Médio do Colégio Santa Maria, Silvio Freire.

Por conta deste acréscimo, não haverá “aulas dobradas”. As turmas terão quatro aulas no período da manhã com um intervalo de 30 minutos, uma hora de almoço e duas aulas à tarde. O horário de entrada será mantido às 7h10 e a saída ocorrerá às 16h10. Nas quartas-feiras, o dia letivo terminará às 12h40, para permitir um tempo livre ao estudante.

Este mesmo formato será aplicado em 2021 para a 2ª série. Já na 3ª série, a partir de 2022, os alunos terão aulas pela manhã e cursinho pré-vestibular à tarde, focadas na preparação aos exames vestibulares. “Esta será a distribuição do conteúdo enquanto os processos seletivos seguirem o padrão atual”, explica Freire. Atualmente, o Colégio Santa Maria oferece cursinho como uma opção, mas no novo formato será obrigatório.

Organização do conteúdo
A reforma estabelece que o currículo do Ensino Médio seja composto pela BNCC (Núcleo Comum, representando 60% do programa) e pelos Itinerários Específicos (com carga equivalente a 40% do conteúdo) definidos em cada sistema de ensino e escolhidos pelos alunos.

No Núcleo Básico Comum, o Colégio Santa Maria oferecerá as seguintes unidades curriculares: Comunicação e Identidades, Matemática, Língua Inglesa, Núcleo de Criação Artística, Laboratório de Tecnologias Digitais, Projeto de Vida, Oficina Corpo em Movimento, Matéria e Energia, Terra e Universo – Biodiversidade, Filosofia e Identidades.

Nos Itinerários Específicos, que são unidades curriculares cujos instrumentos aprofundarão os conhecimentos estruturantes e ampliarão as diferentes linguagens/conceitos em contextos sociais e de trabalho, os alunos farão escolhas divididas em dois níveis: Áreas Formativas e Unidades Eletivas.

Em relação às Áreas Formativas, as opções serão Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências da Natureza/Matemática e suas Tecnologias.

santa maria - texto

Associados a cada uma dessas áreas serão implementados projetos de empreendedorismo que buscam desenvolver a capacidade dos estudantes em propor, atuar e mudar uma realidade. O aluno que definiu como sua área de interesse Linguagens e Códigos, por exemplo, deverá criar um projeto em Comunicação; se for Ciências Humanas, o trabalho deve ser em torno de empreendedorismo social; e, no caso de Ciências da Natureza, o aluno trabalhará com um projeto de sustentabilidade.

Nas Unidades Eletivas, o aluno da 1ª série poderá selecionar, no próximo ano, quatro cursos dentre nove opções oferecidas. Ressalta-se que o Colégio Santa Maria já conta com cursos eletivos no Ensino Médio há mais de dez anos e ampliará a oportunidade de escolha de unidades curriculares diversas.

A partir do mês de setembro, as turmas do 9º ano de 2019 terão que escolher os itinerários específicos (Áreas Formativas e Unidades Eletivas) para fazer a rematrícula para o Novo Ensino Médio de 2020. Alunos e suas famílias já estão recebendo informações e orientações para ajudar na transição. “A maioria acolheu muito bem as mudanças”, resume Freire.

Aulas de Estudo e Google for Education
Ainda dentro da grade curricular, haverá duas aulas de estudo, cada uma com 75 minutos. O objetivo é oferecer ao estudante, que agora estará em período integral na escola, momentos para realizar trabalhos e estudar para as provas.

Com a implantação do Novo Ensino Médio na instituição, cada estudante receberá um notebook para uso do Google for Education, plataforma utilizada no mundo todo que oferece programas e recursos para professores e alunos, auxilia na organização de tarefas e possibilita um aprendizado personalizado com a implementação de metodologias ativas em sala de aula.

A plataforma engloba diversas ferramentas educacionais com o objetivo de aperfeiçoar o ensino e envolver ainda mais os estudantes. O Google for Education no Colégio Santa Maria vai oferecer diversos benefícios no processo de ensino-aprendizagem, tais como:

– Total disponibilidade de acesso: todo conteúdo inserido na plataforma pode ser acessado a qualquer momento, do local onde o aluno ou o professor estiver, a partir de qualquer dispositivo, uma vez que 100% do material didático – livros, trabalhos, documentos, e-mails, agendas e tarefas – fica salvo automaticamente em nuvem.
– Armazenamento ilimitado. Com o Google for Education e o armazenamento em nuvem, eliminam-se os custos com servidores próprios para armazenamento de dados, de arquivos físicos e, sobretudo, gastos com papéis.
– Os aplicativos da Google possibilitam uma maior interação entre os próprios alunos durante tarefas e o desenvolvimento de atividades escolares. Isso é possível porque alguns aplicativos foram criados exatamente para ser usados de forma mais participativa e colaborativa, possibilitando alterações e edições em tempo real e propiciando a realização de tarefas e afazeres de modo compartilhado.
– Maior feedback. Essa maior interação também ocorre entre o binômio aluno-professor. Além de ferramentas que possibilitam o contato imediato on-line entre as partes, para retirada de dúvidas, por exemplo, como fóruns de discussões, elas também permitem um feedback mais rápido por parte dos professores em deveres de casa e trabalhos escolares.
– Segurança e Privacidade: todas as informações inseridas estarão em local seguro e os dados serão mantidos em sigilo e até mesmo os e-mails estarão livres de vírus, spams e propagandas indesejadas.

Todas essas mudanças estão sendo gestadas e analisadas pela direção e pelo corpo docente do Colégio Santa Maria. “A implantação escalonada vai permitir os ajustes necessários para que a transição aconteça de forma efetiva e segura. O Ensino Médio aqui projetado é aquele em que se desenvolve uma educação integral, flexível e com excelência”, finaliza o diretor Silvio Freire.

Para saber mais sobre o Colégio Santa Maria, acesse http://bit.ly/2T5UAbk.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×