icone-de-lupa
BUSCA
santa maria - sala de aula

Colégio Santa Maria implanta Territórios de Aprendizagem na Educação Infantil

Edição Guia escolas

Uma nova configuração de sala de aula com atividades diversas e simultâneas é uma das novidades da Educação Infantil no Colégio Santa Maria. Os chamados “territórios de aprendizagem” são espaços em que os alunos e alunas se revezam para ações propostas pelas professoras. Cada classe é dividida em três grupos que podem escolher o “território” que desejam participar naquele momento. Em um deles, pode se trabalhar com linguagem; no outro, com cores e formas; e no terceiro, com argila, por exemplo. São os campos de aprendizagem em que a criança é instigada a desenvolver suas habilidades de uma maneira lúdica e sem imposição.

“A criança pensa estar apenas brincando, mas há o desenvolvimento pedagógico por trás disso. Nós registramos e observamos cada uma delas, individualmente. Desta forma, temos a percepção de como o aluno está e aonde ele precisa chegar”, explica a professora Gisele Coli, que trabalha com alunos de 4 anos de idade.

A ausência de cadeiras e mesas ocupando todo o espaço da sala de aula facilita a socialização entre as crianças, que se relacionam de uma forma mais tranquila, além de proporcionar maior concentração.

“O nosso desafio é preparar os ambientes respeitando a natureza lúdica da criança, a cultura da infância”, conclui a orientadora pedagógica da Educação Infantil da instituição, Karine Ramos.

Para saber mais sobre o Colégio Santa Maria, acesse http://bit.ly/2T5UAbk.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×