icone-de-lupa
BUSCA
santa maria - xadrez

Colégio Santa Maria realiza semana temática envolvendo a comunidade escolar

Edição Guia escolas

De 15 de outubro (Dia do Professor) a 19 de outubro, o Colégio Santa Maria promoveu mais uma semana temática em comemoração aos 70 anos de sua fundação. A Semana das Ciências e Suas Tecnologias foi aberta com uma série de mostras e oficinas que envolveram toda a comunidade escolar, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e os alunos da EJA (Educação Para Jovens e Adultos).

Uma observação astronômica com o uso de telescópios orientada pelo professor de Astronomia e Física da instituição ocorreu no dia 16 de outubro, das 19 às 21h30, e contou com a participação dos pais de alunos do Ensino Médio. Outra atividade com envolvimento das famílias foi a Oficina Sportscience, que apresentou um estudo dos princípios físicos envolvidos em lançamentos no Futebol Americano. A escola levou jogadores profissionais para falar sobre técnicas de lançamento, medidas e cálculos.

Representada nas atividades extracurriculares do Ensino Fundamental I, a Robótica foi apresentada numa exposição de projetos que mostraram as etapas de separação do lixo reciclável e a evolução da produção de energia eólica e solar. O Fundamental II (6º ao 9º ano) abordou a tecnologia utilizada no recolhimento de resíduos e a evolução tecnológica na medicina, como o uso de robôs em cirurgias, os avanços em vacinas e remédios inteligentes.

A Matemática também fez parte desta mostra com a apresentação do projeto sobre orçamento familiar, elaborado e desenvolvido pelas classes do 6º ano como uma forma de educar as gerações futuras sobre a importância do consumo consciente e seus impactos.

Os pequenos alunos (1º ao 5º ano) estiveram envolvidos em ações diversificadas, desde oficinas de desafios de raciocínio até jogos com recursos da informática. Jogar Xadrez no tabuleiro pode ser divertido, mas ser a própria peça do jogo é melhor ainda. As turmas do 3º ano jogaram e contaram a história do Xadrez Humano (foto).

Seguindo a mesma linha de atividades que estimulam o pensamento lógico, o Núcleo de Educação e Tecnologia da instituição criou um “percurso” para os alunos com desafios de aprendizagem criativa e a recriação de um robô. Foram apresentados também todos os projetos de comunicação envolvendo ferramentas tecnológicas, como a produção de programas em podcast, do 6º ano, e a rádio dos alunos do 5º ano.

Também no 5º ano, os professores elaboraram uma caça ao tesouro com o uso do Minecraft. O jogo permite a criação de objetos e cenários usando blocos. Para incrementar o trabalho e desenvolver conceitos de lógica, noção espacial e criatividade, alunos e famílias foram convidados a decifrar um enigma cujo conteúdo envolveu circuito elétrico, recursos renováveis e não renováveis, e o descarte de pilhas e baterias.

Na mesma série, as turmas apresentaram, ainda, o projeto sobre mobilidade urbana. Mas o que isso teria a ver com o tema do evento? O argumento utilizado veio de uma citação do cientista Fabio Gandour de que a mobilidade é uma questão muito bem definida em um capítulo da Matemática chamado Topologias, que busca estabelecer percursos. Além disso, a política de mobilidade urbana deve estar articulada com as políticas ambientais, uma vez que o sistema de transporte aumenta consideravelmente o impacto sobre o meio ambiente.

Os estudantes da EJA não poderiam ficar de fora deste evento que promoveu o reconhecimento do trabalho educacional e pedagógico do Colégio Santa Maria em todos os níveis. Com o tema “A EJA na Era da Tecnologia”, os estudantes mostraram o protótipo de um robô e a construção de uma luneta.

Para sabe mais sobre o Colégio Santa Maria, acesse https://goo.gl/6ahFyp.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×