icone-de-lupa
BUSCA
são luís - seminário

Colégio São Luís promove Seminário de Práticas Educativas

Edição Guia escolas

O Colégio São Luís realizará o Seminário CSL de Práticas Educativas 2018, nos dias 21 e 22 de setembro. Em sua segunda edição, o evento é aberto a todas as instituições e busca proporcionar um espaço de crescimento coletivo entre educadores, pesquisadores e estudantes da área educacional.

“Desafios do ensinar e aprender no século XXI” será o tema principal do Seminário deste ano, inserido em um contexto de mudanças no olhar dos educadores para uma participação cada vez mais ativa dos estudantes no processo de aprendizagem, além da necessidade de currículos e práticas pedagógicas que contribuam para uma aprendizagem mais significativa aos estudantes e para o desenvolvimento das competências e habilidades do século XXI.

Por meio de palestras, oficinas e apresentações de práticas educativas, o Seminário é oportunidade para trocar experiências bem-sucedidas que respondam de maneira eficaz aos problemas vividos no cotidiano escolar, bem como pesquisas nas diferentes áreas da educação. As reflexões buscam contribuir com o debate acadêmico e com o diálogo pedagógico que acontecem, respectivamente, nas universidades e nas escolas de Educação Básica, aproximando tais universos de produção de conhecimento.

A professora e doutora Olga Irene Léon Miranda, na abertura do evento, levará uma reflexão sobre a necessidade de transformar a educação, de uma mera recepção de informação para o desenvolvimento de uma série de competências indispensáveis para a vida. Olga é Coordenadora Acadêmica do Colégio Liceo Javier, da Guatemala, pertencente à Rede Jesuíta de Educação, e responsável pelo currículo baseado em competências. Outros especialistas, como Michele Marques Pereira, José Moran e Denis Plapler, realizarão oficinas sobre documentação pedagógica, ensino híbrido e metodologia de projetos.

No segundo dia do Seminário haverá as Apresentações de Práticas, a partir dos trabalhos que foram inscritos nos meses de julho a agosto por profissionais de diferentes instituições. O compartilhamento de experiências será agrupado por temáticas: Diálogos entre componentes curriculares e o uso de diferentes linguagens como recursos pedagógicos; Desafios do ensinar a aprender fazendo; Ensinar e aprender fazendo: Inspirações e Práticas; Prática docente: desafios e estratégias; Práticas educativas e reflexões sobre e para trabalhar a diversidade em sala de aula; e Possibilidades e experiências com metodologias ativas nos anos iniciais.

Informações sobre a programação completa, palestrantes e inscrições podem ser acessadas em https://goo.gl/qKHR4U.

Para saber mais sobre o Colégio São Luís, acesse https://goo.gl/oRH9D4.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • hwr - sustentabilidade

    Tradicional, Renovada, Freiriana, Montessori, Freinet, Piaget, Rudolf Steiner, Vigotsky? Edimara de Lima*

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×