icone-de-lupa
BUSCA
santa maria - copa

Copa do Mundo inspira atividades no Colégio Santa Maria

Edição Guia escolas

Mais um mundial de futebol está chegando, e com ele novas expectativas para milhões de brasileiros. A Copa do Mundo, que começa dia 14 de junho, está sendo trazida para as aulas no Colégio Santa Maria, em projetos interdisciplinares e atividades práticas nas aulas de Educação Física.

As turmas do Ensino Fundamental II estão envolvidas em pesquisas e debates sobre os aspectos políticos, econômicos, históricos e culturais do evento mundial, fazendo um paralelo entre acontecimentos políticos e esportivos desde a fundação do Colégio Santa Maria, em 1948, que está completando 70 anos. Os alunos produzirão vídeos sobre os mais variados temas, como expectativas e realidade no futebol profissional, a paixão do brasileiro pela Copa do Mundo, estatísticas, grandes momentos (lances geniais, grandes seleções), entre outros.

Cada série do 6º ao 9º ano fará uma mesa redonda com convidados do jornalismo esportivo, entre eles, Francisco Bicudo, Renê Polazzo (editor de imagem na TV Globo) e Fábio Chiaroto (ESPN). Os assuntos que serão postos em debate são grandes craques e maiores campeões, ética e fair play, violência e futebol, corrupção e mídia.

No Ensino Fundamental I, os alunos do 2º ano terão torneios de quartetos, cada um representando um país. Nas aulas de Língua Portuguesa, as classes estão aprendendo o vocabulário Futebolês. Termos utilizados no Futebol, como gol de bicicleta, pelada, trivela, canetinha, marrento e lençol, são novidades para essas turmas de alunos de apenas 7 e 8 anos, que na Copa de 2014 eram ainda muito pequenos. Quando o trabalho terminar, haverá uma exposição com as informações mais relevantes sobre o esporte que encanta a todos e suas gírias.

Por falar em futebol, o esporte é objeto de disputa entre meninos e meninas do 4º ano, que desde o início do ano “brigavam” por um espaço para jogar na hora do recreio. As meninas reivindicaram e conquistaram o direito de ocupar a quadra na mesma proporção dos meninos. Em média, são 14 meninas e 35 meninos entre as turmas da manhã e da tarde. “Foi o primeiro ano que montamos um cronograma para que todos tenham condições de aproveitar o espaço. Tem até uma turma mista”, diz a orientadora pedagógica da série, Ana Claudia Florindo.

Para sabe mais sobre o Colégio Santa Maria, acesse https://goo.gl/6ahFyp.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • hwr - sustentabilidade

    Tradicional, Renovada, Freiriana, Montessori, Freinet, Piaget, Rudolf Steiner, Vigotsky? Edimara de Lima*

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×