icone-de-lupa
BUSCA
lbv - pós

Educadores destacam humanização de corações e mentes em evento da LBV

Edição Guia escolas

A professora Sandra Bozza abriu, no último dia 26, a palestra inaugural da 17ª edição do Congresso Internacional de Educação da Legião da Boa Vontade. Centenas de docentes, estudantes, pesquisadores e profissionais da área acompanharam a palestra da educadora, que é mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologia de Lisboa; especialista em Literatura Infantil pela Universidade Santa Úrsula/RJ; licenciada em Letras pela PUC/PR.

De maneira didática, Sandra convidou a plateia a refletir sobre como a educação constrói o ser humano e explicou que, para que tal objetivo seja alcançado, é necessário atentar-se às capacidades superiores do cérebro, sobretudo a linguagem, e que o afeto é fundamental nesse processo.

“O ser humano só se faz humano com outro. Ninguém ensina sem amar; ninguém aprende não sendo amado. Sem afeto, não se aprende nada. A educação que perseguimos é uma educação para a vida, estamos educando para a humanização dos corações e das mentes”, destacou a palestrante.

Na abertura do congresso, a professora Suelí Periotto, supervisora da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, da LBV, e doutora em Educação pela PUC/SP, saudou todos os presentes e apresentou a inovadora linha educacional criada pelo diretor-presidente da Instituição, José de Paiva Netto. Essa proposta pedagógica é aplicada em todos os programas socioeducacionais da Legião da Boa Vontade e visa aliar “cérebro e coração”, ou seja, o raciocínio à razão, o intelecto ao sentimento.

O evento contou com a participação de renomados conferencistas e incluiu 12 oficinas pedagógicas embasadas no tema “A Produção do Conhecimento e o Saber Solidário: Uma Visão Além do Intelecto”, adotado pela edição deste ano do evento.

Para saber mais sobre o Congresso Internacional de Educacional da LBV, acesse www.lbv.org.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×