icone-de-lupa
BUSCA
glória - cartas

Estudantes escrevem cartas para encorajar idosos durante a pandemia de Covid-19

Edição Guia escolas

Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Glória, localizado na Zona Central da cidade de São Paulo/SP, estão escrevendo cartas para incentivar idosos que participam do Projeto Recrear, promovido pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O Recrear incentiva cidadãos a levarem mensagens de conforto emocional para idosos que estão em instituições de longa permanência.

As cartas, escritas de próprio punho pelos estudantes (inclusive contendo também desenhos), levam palavras de encorajamento, solidariedade, amor, fé e incentivo para que os idosos consigam se sentir abraçados, mesmo que virtualmente, em um momento de reclusão e de cuidados com a saúde causado pela Covid-19.

MARIA EDUARDA 5A

A aluna Maria Eduarda, de 10 anos, escreveu: “Eu adoro idosos. Gosto muito de ajudar. Agora nossa quarentena está sendo um pouquinho chata, mas nós temos que ficar em casa para nos proteger. Espero que estejam se cuidando…”.

O Pedro, também de 10 anos, registrou: “Quero dizer que estou passando o mesmo que vocês e por causa disso gostaria de compartilhar meu amor, carinho, conforto e companhia”.

Já Beatriz, 10, mandou a letra da música Dias Melhores, do grupo Jota Quest: “Vivemos esperando/ Dias melhores/ Dias de paz, dias a mais…”.BEATRIZ

A empatia e a cooperação estão entre as competências socioemocionais sugeridas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para serem abordadas com os alunos. De acordo com a professora Tânia Regina da Cruz dos Santos, responsável pela ação no Colégio Marista Glória, essas competências socioemocionais devem estar presentes na vida dos alunos, dentro e fora do âmbito escolar.

“O exercício incentiva o diálogo e a colaboração, promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização de todos os indivíduos. Somos responsáveis por apresentar às crianças um mundo com caminhos possíveis para a ação”, afirma Tânia.

A atividade faz parte do Projeto de Intervenção Social (PIS) do Colégio Marista Glória, uma prática pedagógica Marista que promove o diálogo e o protagonismo, permitindo entender as necessidades humanas e sociais, questioná-las e traçar caminhos para enfrentar as problematizações contemporâneas. Em meio ao distanciamento social causado pela pandemia de Covid-19 atualmente, as aulas estão ocorrendo em ambiente on-line.

Para saber mais sobre o Colégio Marista Glória, acesse http://bit.ly/2LAH6Qx.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×