icone-de-lupa
BUSCA
anglo morumbi - liderança

Feira da Liderança no Colégio Anglo Morumbi valoriza a capacidade de inovação dos alunos

Edição Guia escolas

Os alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais do Colégio Anglo Morumbi participaram da Feira da Liderança, Inovação e Cultura. O projeto teve início no dia 3 de agosto e foi apresentado no dia 24 de outubro, através de um evento no modelo drive-thru. A dinâmica do dia da apresentação foi organizada da seguinte forma: as famílias realizavam um tour de carro por pontos específicos da escola, nos quais encontravam um totem com um QRCode para acesso a um portal com todos os trabalhos dos alunos.

O termo “protagonismo” aparece inúmeras vezes ao longo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental – Anos Finais. A intenção evidenciada é que a escola proporcione ambiente, projetos e práticas pedagógicas favoráveis para que o adolescente desenvolva cada vez mais a sua autonomia. Essa autonomia vale tanto para a administração dos seus próprios estudos, quanto para a sua atuação em sociedade e para a construção do seu projeto de vida. (BNCC, 2018, p. 60)

Tendo como base essa intencionalidade, o Colégio Anglo Morumbi utilizou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU para nortear os alunos a buscarem o tema do projeto escolhido e colocar em prática todo o protagonismo que vivenciam diariamente.

Os alunos dos 6os anos escolheram o tema Equidade de Gênero e Empoderamento Feminino.  A proposta do projeto foi possibilitar a reflexão e o conhecimento acerca do processo de conquistas de mulheres brasileiras dentro de uma sociedade tão diversa, com suas características políticas, sociais e culturais, assim como demonstrar a importância das mulheres ao longo do tempo e em diversas áreas, até então, dominadas somente por homens.

Depois da introdução do tema e das aulas ministradas pelos professores, os alunos apresentaram relatos em diferentes formatos, como poesias, casos de superação feminina dentro de sua família ou da comunidade e fatos históricos abordados em aula, dentre outros. Foi produzido um site com todo o conteúdo construído em cada disciplina e também um kahoot (uma plataforma de aprendizado baseada em jogos) “Você Sabia”, com as principais conquistas das mulheres brasileiras.

Trabalho Infantil e suas Correlações foi o tema dos alunos dos 7os anos A e B. Uma vez que o Colégio Anglo Morumbi não trabalha as disciplinas e conteúdos enquanto fins em si mesmos, mas como meio de contribuir para o desenvolvimento pleno do aluno e sua formação para a cidadania, a escolha temática foi embasada pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 8, que defende o trabalho decente e o crescimento econômico. Com efeito, procedeu-se a escolha de textos jornalísticos, retirados, preferencialmente, do aplicativo GutenNews, os quais tratavam de temas relacionados ao trabalho infantil, evasão escolar e correlatos, cujo formato apresentava dados estatísticos para a tradução intersemiótica dos gêneros textuais.

Já os estudantes dos 7os anos C e D decidiram trabalhar com o tema Projeto Alimento Amigo, que promoveu um olhar mais atento para as consequências sociais da pandemia de Covid-19. A escolha temática pela ODS 12 (Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis) buscou aproximar e, se possível, ajudar a diminuir as dificuldades impostas pela pandemia. Os alunos do Colégio Anglo Morumbi se empenharam nessa campanha para arrecadar o maior número possível de mantimentos, com intuito de contribuir para a diminuição da necessidade de muitas famílias, por meio da montagem e distribuição de cestas básicas.

Com o tema Tecnologia e Cidadania, os alunos dos 8os anos elaboraram um projeto interdisciplinar que reuniu as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Biologia, Física, Cultura Maker, Inglês e Artes. A temática teve como base o ODS 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

A proposta do projeto dos 9os anos foi uma releitura da obra Em busca de sentido, de Viktor E. Frankl, realizando uma ligação entre o ano pandêmico que estamos vivendo com a obra Os 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes, de Stephen Covey. A temática está relacionada com o ODS 3: Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Os trabalhos expostos na Feira da Liderança, Inovação e Cultura foram totalmente protagonizados pelos alunos. As vivências off-line, norteadas pelos pilares Acadêmico, Cultura de Inovação e Socioemocional, foram convertidas para o universo digital e se tornaram a expressão da singularidade do que tem sido o ano de 2020 para todos, revelando e enaltecendo a capacidade de inovação dos alunos.

Para saber mais sobre o Colégio Anglo Morumbi, acesse https://bit.ly/3hdEyUV.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×