icone-de-lupa
BUSCA
post

Festa Junina do Colégio Rainha da Paz destina renda para construção de cisternas no Piauí

Edição Guia escolas

Desde 2003, 100% da arrecadação da Festa Junina do Colégio Rainha da Paz é destinada ao projeto Água para Vidas Secas, que visa à construção de cisternas e poços tubulares no semiárido Nordestino, em regiões do estado do Piauí. Neste ano, o Água para Vidas Secas completa 16 anos de uma prática coerente com os princípios dominicanos junto àqueles moradores do Piauí. Ao promover o acesso à água, o projeto coleciona histórias de mudanças reais na vida de muitas famílias piauienses.

foto 3Atualmente em parceria com a Cáritas do Piauí, o projeto Água para Vidas Secas utiliza uma metodologia de participação ativa, envolvendo as famílias beneficiadas na execução dos projetos, desde a sua concepção. Após a etapa de mobilização, as famílias passam por uma capacitação em Gestão de Recursos Hídricos com duração de dois dias, e todo o trabalho de construção das cisternas é realizado em mutirão, potencializando assim a solidariedade e corresponsabilidade cidadã. As ações são acompanhadas in loco por visitas técnicas mensais.

Nestes 16 anos de existência, o Água para Vidas Secas beneficiou cerca de 3.200 famílias em mais de 20 comunidades. “Principalmente as mulheres foram impactadas”, comenta o secretário-regional da Cáritas, Adonias Moura, “elas abandonaram as latas pesadas usadas como recipientes que eram carregadas por longas distâncias. Está comprovado que a prática de levar latas pesadas na cabeça dá origem a diversas doenças relacionadas à coluna”, explica Moura.

foto 1

A chegada da água gerou também iniciativas de produção de alimentos, tanto em hortas como em quintais, e a criação de pequenos animais através do uso racional da água. “As pessoas estão com a autoestima elevada! E tudo isso em função da chamada primeira água ou água de beber”, diz Moura.

A Festa Junina do Colégio Rainha da Paz aconteceu no dia 1º de junho. Para saber mais sobre a instituição, acesse http://bit.ly/2wt6kGZ.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×