icone-de-lupa
BUSCA
santa maria - xadrez

Jogo de Xadrez tem finalidade pedagógica no Colégio Santa Maria

Edição Guia escolas

Há quatro anos, o Xadrez entrou para a grade curricular do Colégio Santa Maria nas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental. Nesse período, somente desta série, cerca de 1.200 alunos tiveram contato com este jogo milenar, que vai muito além de uma diversão. Hoje o Xadrez é utilizado na escola de uma forma diferenciada para atender a algumas demandas da Educação, que exige um estudante mais preparado do ponto de vista cognitivo, comportamental e tecnológico.

Os alunos têm duas aulas semanais de 50 minutos e também participam de oficinas e torneios. As outras séries do Ensino Fundamental I têm aulas quinzenais e são preparadas para chegar ao 5º ano com mais habilidade no jogo. “Durante o ano, além de desenvolver o raciocínio lógico, os alunos aprimoram habilidades de observação, reflexão, análise e síntese, hábitos necessários à tomada de decisões”, diz o professor Rafael Sanches, que faz parte da equipe do Núcleo de Educação e Tecnologia da Informação (NETi) do Colégio Santa Maria.

Através do Xadrez, os alunos são estimulados à solução de problemas e à organização do pensamento, o que é observado, por exemplo, nas aulas de Matemática. “O Xadrez possibilita o treinamento de mecanismos de atenção, como a seleção e distinção de dados relevantes dos irrelevantes e a sustentação da atenção durante a realização da tarefa”, conclui a professora do 5º ano, Cristiane Paulon.

Outra ênfase importante que é dada à modalidade no Colégio Santa Maria são as habilidades socioemocionais. Como faz parte da regra do jogo não comemorar a vitória, as crianças aprendem a lidar com o adversário e a manter o controle das emoções, principalmente quando perdem. Ao término da partida, os jogadores apenas se cumprimentam.

“Nós mostramos ao aluno como ele deve lidar com seus erros, frustrações e também com suas vitórias. Minha avaliação não é a qualificação, mas sim como o jogador age com o adversário dele, entender por que ele perdeu, já que o Xadrez não depende de sorte, mas somente de estratégia”, afirma o professor Rafael.

Para saber mais sobre o Colégio Santa Maria, acesse http://bit.ly/2T5UAbk.

 

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×