Museu do Computador leva exposição para escolas
Edição Guia escolas
O Museu do Computador é uma associação cultural idealizada e formada pelo trabalho de profissionais das mais variadas áreas da informática. Tem como objetivo recuperar, conservar e expor aos visitantes, computadores e artefatos que contam a história e a evolução da informática e da tecnologia digital no Brasil e o mundo. Além disso, também realiza o trabalho de coleta de lixo eletrônico há mais de 18 anos, quando o termo ainda não era utilizado.
Com um acervo de aproximadamente 25 mil itens, o Museu do Computador pode ser considerado um dos maiores do mundo. O acervo é composto por computadores de variadas eras, e, com isso, o Museu do Computador pode contar a história de uma forma mais completa.
Também organiza exposições e palestras itinerantes em colégios, onde são expostos cerca de 50 peças e equipamentos que foram referência ou marcaram um período da história da informática. Os itens são dispostos em um Túnel do Tempo, com inúmeras raridades ainda bem conservadas. São apresentados, por exemplo, o primeiro computador do mundo – o Ábaco –, e o Disco Rígido de 25 kb, primeiro portátil com 12 quilos.
“O túnel do tempo mostra alguns dos mais antigos computadores do mundo. Ao visitar o museu nas escolas, os alunos poderão conferir alguns dos mais antigos e obsoletos equipamentos e conhecer um pouco da história da informática e da Internet no mundo e no Brasil”, diz o fundador e CEO do Museu do Computador, José Carlos Valle, que tem 55 anos de experiência na área de Tecnologia.
O Museu do Computador abriu um crowdfunding (vaquinha virtual) e as colaborações podem ser feitas pelo link https://goo.gl/1PJ9uV. Para saber mais sobre a instituição, acesse www.museudocomputador.org.br.
Publicação: