O “fazer” ciência durante a pandemia e o brincar livre são temas de lives do Colégio Objetivo
Edição Guia escolas
Duas lives voltadas aos pais e educadores foram transmitidas pelas redes oficiais do Colégio Objetivo no YouTube, Facebook e LinkedIn. A primeira delas, intitulada “O ‘fazer’ Ciências e o desafio do ‘experimentar’ remoto”, ocorrida no dia 3 de novembro, teve como convidada a coordenadora pedagógica no Colégio Objetivo (Unidade Paz) e professora da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental, Maíra Campos Uvo.
Maíra abordou a importância das Ciências da Natureza na sala de aula e, com a pandemia, como transpor toda a riqueza de conteúdo da área para as aulas remotas. Ela explicou que é necessário que os alunos vivenciem experiências para perceber, com acerto e erro, que é desta forma que os cientistas comprovam ou refutam hipóteses. Mas como fazer isso de maneira on-line?
Segundo ela, o desafio do professor e da escola, como um todo, é adaptar esse material para essa modalidade de aula. “No Objetivo, nosso professor está fazendo isso com excelência, exercitando a curiosidade intelectual dos alunos, fazendo uso de muita tecnologia, o que vai ao encontro de um dos princípios apontados pela BNCC; eles têm usado muitos vídeos, PowerPoint, jogos digitais e do nosso próprio material, além das nossas videoaulas e das salas simultâneas do Zoom”, explica.
Já no dia 5 de novembro, os educadores, pais e admiradores do assunto tiveram a oportunidade de assistir à live “Brincar: a imaginação sem limites”. A apresentação contou com a coordenadora-geral da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Objetivo, Sandra Carulli, abordando assuntos como: Qual o significado do brincar? Como ou de que maneira as crianças brincam? As brincadeiras mudaram ao longo dos anos? Quando se inicia o brincar? Brincadeiras e jogos são iguais? Existe alguma relação entre literatura e brincadeiras? O que significa brincar livre? A prática do brincar é sustentada em documentos?
As duas lives tiveram a mediação de Malu Mota, apresentadora do “Duas na Tri”, programa especializado em Educação transmitido pela Rádio Trianon.
Para saber mais sobre o Colégio Objetivo, acesse http://bit.ly/2XgIhY7.
Publicação: