icone-de-lupa
BUSCA
Nuvem9 - didático

O material paradidático e as competências socioemocionais

Edição Guia escolas

Além dos livros didáticos, estabelecidos a partir das Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), selecionados pelas escolas de com o planejamento pedagógico de cada uma, temos os livros paradidáticos. Escolhidos livremente por cada unidade escolar, eles auxiliam no processo de ensino-aprendizagem e funcional como um material complementar.

Os materiais paradidáticos se fazem cada vez mais presentes no dia a dia escolar, pois muitas vezes trazem temas transversais – que não são aprofundados no livro didático – e enriquecem a sequência didática e planos de aula elaborados pelo professor.

Para escolher bons materiais de apoio é importante levar em consideração as respectivas propostas pedagógicas e se as mesmas estão alinhadas aos conteúdos. Não se pode esquecer a adequação à faixa etária e a realidade escolar, visto que são fatores determinantes para a elaboração de uma boa estratégia educacional.

Nuvem9Brasil
Destinado para alunos do Ensino Infantil e Fundamental 1, o Nuvem9Brasil é um projeto paradidático que aborda as competências socioemocionais. Assim, torna-se possível aprender, praticar e ensinar valores humanos essenciais. Baseado nos quatro pilares da educação preconizados pela Unesco – aprender a ser, a conviver, a fazer e a conhecer – o Nuvem9Brasil, além dos livros e materiais de apoio, apresenta uma grande variedade de atividades que podem ser escolhidas com base nos interesses e níveis de habilidade dos alunos.

Com a finalidade de garantir qualidade e relevância no desenvolvimento das competências socioemocionais, Nuvem9Brasil pode ser aplicado em diferentes ambientes de sala de aula, diferentes propostas pedagógicas, em atividades curriculares, extracurriculares e também em propostas das escolas de período integral.

Desta forma, garante que as escolas escolham um material que possui flexibilidade curricular, já que as atividades podem ser facilmente modificadas e inseridas na grade curricular. A transdisciplinaridade faz com que as competências socioemocionais como Honestidade, Cooperação, Gentileza e Perseverança possam ser incorporadas em todo o currículo escolar, não servindo apenas como uma matéria exclusiva deste. Assim, os alunos trabalham estas competências socioemocionais nas aulas de Ciências, História, Geografia, Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Educação Física e Língua Inglesa.

Para saber mais, acesse www.nuvem9brasil.com.br.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×