icone-de-lupa
BUSCA
rio branco - conversa

Palestra no Colégio Rio Branco aborda as competências conversacionais

Edição Guia escolas

Um olhar para o mundo das conversas. Essa foi a proposta da edição especial do Encontro com a Direção, que aconteceu nos dias 24 e 26 de junho, no Colégio Rio Branco, com a presença da fonoaudióloga e especialista em Psicopedagogia Adriana Martinelli e a consultora e coach Luciana Martinelli.

Os encontros aconteceram de forma muito interativa, levando os participantes a uma reflexão sobre como cada um age em situações de conversa, com diferentes pessoas, em seu dia a dia. Para melhorar as conversas, segundo Luciana, é preciso aprender a enxergar o outro e fazer uma autoavaliação, a partir das perguntas: eu escuto bem? Como são minhas conversas? Como eu lido com cada tipo de conversa?

Luciana falou dos aspectos que formam a competência conversacional: as conversas públicas e privadas (pois uma impacta a outra), a fala (afirmações, declarações e juízos), as rotinas defensivas do calar (há inúmeros tipos de silêncio), a corporalidade, a gestão de promessas (como fazemos e recebemos pedidos), as emoções, os tipos de conversa e, uma das mais importantes, a escuta.

Escutar é diferente de ouvir. Ouvir está ligado à audição, escutar é perceber o outro e criar uma interpretação particular. As interpretações são diferentes por causa dos valores, do repertório, do humor do dia e de inúmeras variáveis.

A palestra ressaltou que a escuta tem um caráter ativo, pois contempla a fala e a indagação, e que saber escutar é uma competência central para relações saudáveis entre as pessoas. “O escutar é o caminho que se faz para reconhecer a existência do outro”, destacou Luciana.

No vídeo abaixo, a diretora-geral do Colégio Rio Branco, Esther Carvalho (ao centro na foto) e as palestrantes Adriana Martinelli (à direita) e Luciana Martinelli falam sobre o objetivo do evento.

Para saber mais sobre o Colégio Rio Branco, acesse http://bit.ly/2GBrQPR.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×