icone-de-lupa
BUSCA
santa maria - integral

Período integral do Colégio Santa Maria garante atividades variadas e favorece logística familiar

Edição Guia escolas

Já estão abertas as matrículas do Colégio Santa Maria para 2020. Na Educação Infantil e Ensino Fundamental I está confirmado o Período Integral, programa implantado este ano e que surgiu com a proposta de diversificar as atividades dos alunos no contraturno.

Como na instituição o período estendido nesses segmentos é opcional, os alunos matriculados no Integral frequentam as aulas do currículo regular pela manhã e participam do programa diversificado no contraturno, três ou cinco vezes por semana. O período da tarde inclui atividades escolhidas de acordo com o interesse do aluno.

As aulas externas acontecem no bosque, no campo, na horta, nos parques e também no jardim da Escola, onde há espaço para convivência e brincadeiras. No Fundamental, as únicas aulas fixas são de Inglês e oficinas temáticas. Na rotina diária, o tempo é administrado para que as crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental façam suas lições na escola sem necessidade de levar tarefas para casa.

Luciana Blumenthal, mãe de dois alunos matriculados no Integral, um no Jardim II e outro no 1º ano do Ensino Fundamental, preferiu manter os filhos na escola a deixar com uma funcionária enquanto trabalha. “Em casa eles ficariam sem atividade. Eu queria que eles tivessem um estímulo maior”, explica. João e Henrique são matriculados no Integral três vezes por semana, e Luciana, que é psicóloga e trabalha o dia inteiro em um bairro distante da escola, encontrou no período estendido a solução para a questão logística. “Eu não teria como me deslocar para buscá-los, até porque faço atendimento na hora do almoço”, diz.

Para Luciana, a socialização dos meninos, principalmente para o mais velho e mais tímido, está sendo muito importante. “Ele está mais solto, mais independente e desinibido”, revela. Ela, inclusive, sente a diferença de humor das crianças nos dias do Integral. “Eles voltam mais felizes do que quando ficam apenas meio período no Colégio”.

Aluna do 5º ano, Julia Oliveira entrou este ano no Colégio Santa Maria e se adaptou rapidamente à nova escola e ao Período Integral. Ela faz circo, robótica, entre outras atividades. “Sinto que, apesar de ficar mais tempo no colégio, ela não fica cansada. Existe um equilíbrio, sem contar o fato de que eu não preciso sair e enfrentar trânsito para ir a outro local com ela, já que todas as atividades no contraturno ficam concentradas na escola”, avalia Simone Oliveira, mãe da aluna e que trabalha fora o dia todo.

Para saber mais sobre o Colégio Santa Maria, acesse http://bit.ly/2T5UAbk.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×