icone-de-lupa
BUSCA
pentágono - professor

Professor, o herói de mil faces

Edição Guia escolas

Por Heloísa Porto Alegre (Orientadora Educacional do Colégio Pentágono)

Ser professor, segundo alguns, não é profissão, é sacerdócio. O professor tem em suas mãos a possibilidade de influenciar vidas. Todos nós temos histórias de professores que deixaram marcas em nossa memória, às vezes boas e às vezes não tão boas.

Se ser professor já é uma tarefa heroica, ser professor do Colégio Pentágono não é para qualquer um, precisa ser um pouco como as Marias da música de Milton Nascimento e Fernando Brant, tem que ter dom, tem que ter magia e ser uma força que alerta.

Desde as séries iniciais, na Educação Infantil, época de brincar, percebemos um trabalho profundo e sério, com o acolhimento e a introdução dos pequenos em um mundo novo, desconhecido, fora do aconchego familiar. Haja paciência e disposição para perceber o pedido expresso em cada lágrima, em cada gesto, em cada sorriso. É preciso ter manha, é preciso ter graça para conquistar cada uma daquelas criaturinhas ávidas por conhecer o mundo. É preciso ter olhar cuidadoso e ouvidos sensíveis para captar cada sinal e atender com delicadeza e, também, firmeza, às necessidades de cada um. E cada um é um!

Acompanhar o crescimento, vibrar com as conquistas e ter sonho, sempre! As primeiras letras, as primeiras palavras, o texto! Os números, as formas, os problemas! Quanta novidade! Os choros, os desafios, administrar conflitos e fazer deles oportunidade de construir gente, gente boa que vai comandar o futuro. O professor tem o dom de misturar a dor e a alegria.

Esses professores, a quem o sistema tenta colocar dentro da caixinha, exigindo cumprimento de prazos e planejamentos, inspiram seus alunos e conseguem que eles pensem fora da caixinha, explorando a criatividade própria da criança e do adolescente.

Ah! Os adolescentes! Capítulo à parte, mas é preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter gana, sempre. Não esmorecer e despertar o talento oculto de cada aluno. Encorajar o protagonismo, apostar no mérito e, ao mesmo tempo, acolher e amparar em caso de deslize.

É preciso ter sonho, sempre! Final de curso e lá está ele, o professor do Pentágono, lado a lado com o aluno, incentivando, mostrando o mundo, a arte, a cultura, preparando-o para o vestibular e para a maior prova de todas, o chamado da vida adulta.

O maior testemunho do bom trabalho realizado surge quando ex-alunos à casa tornam. Eles nos contam de conquistas e sucessos e reforçam a crença de que quem traz na pele essa marca possui a estranha mania de ter fé na vida.

Para saber mais sobre o Colégio Pentágono, acesse https://goo.gl/g9rqy7.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • pentágono - redação 1000

    Aluno do Colégio Pentágono tira nota máxima na redação do Enem

    Edição Guia Escolas
  • Tradicional, Renovada, Freiriana, Montessori, Freinet, Piaget, Rudolf Steiner, Vigotsky? Edimara de Lima*

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×