icone-de-lupa
BUSCA
systemic - opção

Profissional do Colégio Sion Higienópolis dá dicas para a hora de escolher uma instituição de ensino

Edição Guia escolas

O fim do ano letivo está se aproximando, e esse costuma ser um momento em que os pais se dedicam a procurar pela melhor instituição de ensino para matricular seus filhos. Entre os perfis, há os que procuram por um novo colégio e aqueles cujas crianças terão contato pela primeira vez com o ambiente escolar. Independentemente da situação, é comum que surjam entre os responsáveis uma série de dúvidas sobre qual é a escolha mais adequada.

Para ajudar a responder essa pergunta, o articulador pedagógico do Colégio Sion Higienópolis, Flávio Constantino, separou algumas dicas do que os pais devem considerar para fazer essa escolha de forma mais assertiva. Confira abaixo as orientações do especialista:

Proposta pedagógica
É muito importante fazer essa avaliação, pois refere-se à linha educacional proposta pela instituição. Com isso, a família consegue avaliar, por exemplo, se o estilo daquela escola está alinhado com os valores dela e com o que ela prioriza na construção da educação da criança. “Esse, sem dúvidas, é um ponto que merece muita atenção. No caso do Colégio Sion Higienópolis, a equipe pedagógica e o corpo docente têm como objetivo orientar os alunos para que desenvolvam conhecimentos, valores éticos e morais dentro da proposta de estudos de cada componente curricular. Desta forma, estabelecemos uma metodologia que incentiva o aluno no processo de constante busca pelo conhecimento, fazendo com que ele tenha autonomia e seja o cocriador em sala de aula”, ressalta.

Segurança
Optar por uma instituição de ensino é algo que influência na vida de toda a família. Diante disso, os pais precisam se sentir seguros na hora de tomar a decisão. “É importante que os responsáveis visitem a escola, conheçam a equipe de coordenação e vivenciem o ambiente escolar. Nesse período de pandemia estamos oferecendo reuniões on-line e uma visita presencial agendada previamente, seguindo os protocolos sanitários e de segurança”, explica Constantino.

Ainda no quesito segurança, caso os pais estejam mudando os filhos de escola, é importante aproveitar o momento para esclarecer com a coordenação o que impulsionou a mudança. Essa é uma forma de terem mais informações sobre os pontos que consideram sensíveis e fundamentais na educação de seus pequenos.

Novos idiomas
A educação dos filhos é um investimento familiar, por isso é fundamental pensar em uma escola que ofereça um ensino completo, que preze pela inclusão de um novo idioma na grade curricular. Isso fará com que crianças e adolescentes possam se desenvolver mais em contato com novas culturas, além de fazer a diferença para o futuro deles. “No Sion Higienópolis, ofereceremos inglês e espanhol para os alunos”, conta o articulador pedagógico do colégio.

Cuidados gerais
Em tempos de pandemia não dá para desconsiderar isso na escolha da escola. Por isso, é importante avaliar os recursos que são disponibilizados. Algumas perguntas importantes nesse sentido são: como a escola se organizou com o ensino a distância? Como avalia esse novo cenário para os alunos?

“A verdade é que tivemos que nos reinventar nesse período de pandemia. Nós temos as aulas on-line, mas nos preocupamos também em saber como o aluno está lidando com a rotina, sempre temos esse olhar individual. Inclusive, para isso, uma das iniciativas que desenvolvemos foi o Show de Talentos on-line, com o objetivo de que eles possam descontrair e se comunicar por meio da arte. É importante perceber se a escola tem todos os cuidados necessários para auxiliar as crianças e os adolescentes em todos os processos, sejam de aprendizado ou de desenvolvimento e bem-estar pessoal”, conta.

Além do cenário digital, é importante avaliar também a estrutura que o colégio tem para uma retomada presencial, pois esse fator será muito importante para os próximos meses. Há espaços para distanciamento? Como que o colégio está pensando em realizar os cuidados básicos com alimentação e higiene dos alunos?

“Para fazer a avaliação da escola ideal há outros fatores que também devem fazer parte da lista de prioridade dos pais, como mensalidade, distância, flexibilidade nos horários, alimentação balanceada e atividades extracurriculares. Porém, essas dicas aqui listadas são aquelas que devem fazer parte do topo dessa pesquisa e que merecem uma atenção especial dos responsáveis, sobretudo nesse momento particular que vivemos”, finaliza Flávio Constantino.

Para saber mais sobre o Colégio Sion Higienópolis, acesse https://bit.ly/30qPUxo.

Publicação:

Sobre o autor

Vagner Apinhanesi

Jornalista na Editora Educacional.

Categorias

Mais lidos

  • Ausencia - celio

    Ausência nas aulas e justificativas: como a escola deve agir?

    Edição Guia Escolas
  • shutterstock_12780167(1200)

    Problemas de aprendizagem: Estudo revela que alunos acumulam defasagem durante o Ensino Fundamental

    Edição Guia Escolas
  • Habilidades

    O que é educação socioemocional?

    Edição Guia Escolas

MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO!

Agradecemos seu contato, responderemos em breve.

×